segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mon appartement!!!

Allo pessoal!

Espero que estejam tudo bem e que vos esteja a correr tudo bem.
A minha vida por Lyon andou meio atribulada, mas finalmente acalmou e por isso aproveitei o sossego para vos dar novidades minhas.
O meu doutoramento como está no inicio, por isso eu não tenho grandes novidades a seu respeito. Continuo a ler bibliografia, neste caso reler o que li durante o estagio, uma vez que o tipo de modelização será idêntico. No entanto desta vez, quero compreender a fundo os métodos estocásticos, mas os seus princípios não são de fácil assimilação , daí eu estar a patinar um pouco nos mesmos artigos há 2 semanas.
Uma coisa que também não tem ajudado é as burocracias com que me tenho deparado. Primeiro foi a abertura do gás, que demorou mais uma semana do que devia, pois no primeiro rendez-vous, o funcionário da GDF (Gaz de france) recusou-se a abrir o gás, uma vez que ainda não tinha o fogão em casa. Então tive que esperar uma semana para o segundo rendez-vous.
Depois foi a inscrição na escola doutoral, em que tive dois contratempos. O primeiro foi a assinatura do director do laboratório, que também demorou mais uma semana do que o previsto. O segundo problema foi com a aceitação do meu certificado de mestrado, o qual foi me exigido que fosse traduzido e autentificado. Perdi quase um dia para encontrar um tradutor oficial e quando encontrei, vim a descobrir que a tradução me custaria 55€. Como achei demasiado caro, tive que encontrar uma solução menos dispendiosa. Fiz eu mesmo a tradução com a ajuda do Vincent (antigo colega de escritório), pedi ao meu director de tese um atestado em que ele estava de acordo com a tradução e depois de regatear com a senhora do secretariado da escola doutoral, consegui que fosse aceite o meu diploma sem ter que dispensar um "tusto".
Além destas burocracias, o que me tem ocupado muito o tempo é a minha casa. Apenas estou a viver nela há uma semana e meia. Apesar de ainda faltar algumas coisas, ja tenho o apartamento um pouco mobilado, mas com quase todas as coisas em segunda mão. Primeiro comprei a cama com estrado e colchão, duas mesinhas de cabeceira, uma mesa de refeições com quatro cadeiras à Joana e ao Ricardo (um casal de Tugas que estão a viver em Lyon, sendo que a Joana trabalha no IFP), comprei o fogão ao João e a Ana (Outro casal, sendo o João quem trabalha no IFP) e a maquina de café (electrodoméstico indispensável. ehehe) ao Nuno. Depois, o Agustin, que é um mexicano muito simpático que esta a fazer um pós-doutoramento no IFP sobre o mesmo tema da minha tese ( penso que falei dele no Blog durante o estagio) ofereceu-me um frigorífico e uma televisão. Os antigos moradores do meu apartamento também me deixaram algumas lembranças: Moveis da casa de banho, uma mesa, um pequeno móvel de cozinha e duas plantas carnívoras (ehehe). No fim de contas, o móvel para a televisão foi a único móvel que comprei novo.
Além desta azafama toda, ainda tenho passado algum tempo em soirées na casa dos Tugas, nos treinos de Futebol ( voltei à equipa do IFP), em limpezas ou em compras para a casa. Também fui ao cinema ver o The Box, mas fiquei um pouco desiludido.
Também tive a visita Valérie no fim de semana do 21 e 22/11, o qual foi um fim de semana bastante agradável.
Esta tem sido a minha vida por Lyon. No proximo fim de semana vou a Nancy ter com o Florent para festejar o seu aniversario, o que me vai permitir passar mais uns dias com a Valérie:). Nesse domingo parto para Paris, para as jornadas de integração dos thèsards (doutorandos) do IFP, que vão ocorrer no domingo e na segunda-feira.
Ando de me despedir, vou-vos apresentar um pouco a minha casa através de algumas imagens.


Planta do meu apartamento.


Cozinha com fogão comprado ao João e a Ana, a Mesa e o movel dos antigos moradores.

Varanda com o belo estendal e com as minhas plantinhas de estimação (pequenos vasos no lado direito).


Sala com mesa comprada à Joana e ao Ricardo


Televisão amavelmente oferecida pelo Agustin.


Quarto com a bela da cama e das mesinhas de cabeceira.


Sala de banho. Que belos moveis que eles deixaram.Ehehe


WC!! Em França é tipico a sanita estar numa divisão separada da casa de banho. Assim uma pessoa não tem que "papar" com odores esquisitos enquanto toma banho. Espertos estes franceses. Ehehehe!!


Espero que tenham gostado das fotos.
O meu regresso a Portugal será dia 23 de Dezembro. Espero vos encontrar nessa altura e que possamos fazer uma bela de uma jantarada.
Beijos e abraços

à bientôt

2 comentários:

  1. Fici contente de ler notícias tuas =), gostei mt dA tua casa e espero que me convides para ver pessoalmente eheheheh. beijinhos

    ResponderEliminar