sábado, 2 de maio de 2009

Le premier Mai - La fête du Travail

Dia 1 de Maio, dia do trabalhador!!
O meu dia 1 de Maio começou pela participação na manifestação que houve em Lyon.As 10 horas de manhã lá estava eu e o Luís, pois os outros portugueses até Géneve, no ponto de encontro da manif, que era na Place Jean Jaures. Havia bastantes pessoas e pareciam todas prontas a manifestarem-se. Além das reivindicações de melhores salários e melhores condições de trabalho, também verifiquei que o tema a educação estava bastante presente. Isso pode ser explicado pela reforma polémica que o Sarkozy está a tentar implementar, em que este pretende reestruturar toda a educação deste o ensino primário até ao ensino superior. Têm ocorrido bastantes manifestações em Lyon devido a esta situação.
A manifestação consistiu numa marcha entre a Place Jean Jaures e Place Bellecour. Para grande desilução minha, foi bastante calma, pois as pessoas limitavam-se andar sem expressarem qualquer revolta. (definitivamente estes Franceses são estranhos)
Um facto curioso, pelo menos para mim, foi encontrar durante esta manhã bastantes pessoas a distribuirem/venderem muguet, que são umas flores da familia dos lirios. Na altura não sabia, mas depois fiz uma pequena pesquisa na net fiquei a saber que é uma tradição em França oferecer esta flor no 1 de Maio. Só não percebi se estas tem alguma simbologia relacionada com o 1 de Maio.
Inicio da Manifestação do dia 1 Maio (place Jean Jaures).


Manifestantes a atravessarem Pont de Guillotière.

Place Bellecour-Ponto de chegada da manifestação.

Le Muguet, serão os "cravos" de França???


Após a marcha fui para casa, almoçei e começei os preparativos para o jantar, pois foi a primeira vez que levei a minha casa pessoal de França, neste caso Florent e a Milena. Como na vespera tinha recebido uma encomenda de Portugal com Bacalhau e queijo de ovelha de Nisa( Pai ,obrigado por esta bela encomenda.) decidi fazer um jantar cujo tema seria Portugal(obvio)
A refeição foi bacalhau á Braz com uma entrada de queijo , sangria como bebida e mousse de chocolate para terminar. A acomanhar esta refeição decidi por como musica e fundo uns fadinhos.
Eles gostaram muito e eu também foi uma refeição bastante agradável como ja começa a ser hábito.:)
A seguir à refeição fomos andar um pouco pela cidade, primeiro de bicicleta e depois a pé. Enquanto caminhavamos encontramos o Le Pacha, um café arabe onde é se pode fumar narguilas (ou "shisha"). Entramos e fumamos uma narguila e bebemos um chá árabe. Deu para matar saudades.Ehehe



Que coisa esquisita é aquela que esta a sair da boca???Ehehe

E foi assim que passei o meu 1 de Maio.
À bientôt

Sem comentários:

Enviar um comentário