quinta-feira, 28 de maio de 2009

Meio caminho...

Pois é meus amigos, a minha "breve" estadia pelas terras gaulesas já chegou a "meio caminho".
Não sei qual é a vosssa impressão, mas eu tenho a sensação que estes 3 meses passaram a voar.
Isso não significa que não tenha saudades vossas.Tenho e muitas. Mas a verdade é que quando nos sentimos bem num sitio, não damos pelo tempo passar.

O balanço destes 3 meses foi bastante positivo. A adaptação ao país dos "avecs" não podia ser melhor. Tantos os franceses como os portugueses tem sido excepcionais, uma vez que nos tem apoiado no que podem. Quem dá o que pode a mais não é obrigado.:P
A aprendizagem da lingua francesa está num nivel mediano.Inicialmente, a maioria da pessoas assimila bastantes palavras e expressões o que permite uma comunicação aceitável, mas com bastantes falhas. No entanto, nesta altura para se evoluir (pelo menos é o que eu penso) é necessário estudar um pouco a gramática e a conjugação dos verbos, mas infelizmente eu não tenho muita paciência para isso.:P Mas os franceses percebem-me e eu percebo-os (mais ou menos) e isso é que é importante.
Em relação ao estágio,(isto não é só boa vida) esta a ir bem, penso eu. Acabei de ler os codigos e comecei a fazer simulações, o que me tem deixado mais entusiasmado. A tese continua na mesma.Ainda não comecei a escrever nada, mas tenho andado a ganhar coragem para começar. mas não está fácil.Ehehe
Já sobre o doutoramento, continuo à espera de saber quando serão as minhas entrevistas,por continua tudo em "águas de bacalhau".

Desde a ultima vez que escrevi,(foi a bastante tempo, eu sei.Peço desculpa por isso) passaram-se algumas coisas, umas melhores que outras. Há dois fim de semanas, fiz um jantar em minha casa com as minhas colegas de escritório,Válerie e Virginie, mais a Milena. Após o jantar juntaram-se a nós o Pedro e a Inês e fomos os 6 ao Museu da "Impremerie", pois nessa noite todos os museus em Lyon estavam abertos. Infelizmente só conseguimos ir a um, mas este foi bastante interessante. Eu gostei de ver as velhas maquinas de impressão, assim como as antigas impressões. Ainda nesse fim de semana, fui jogar pela primeira vez ténis, com o Espanhol,Susana,Jorge e o Nuno, para nos prepararmos para um challenge, chamado Jeudis d'Alsip que eu mais abaixo irei explicar melhor. Não tenho jeito nenhum para este desporto. Requer bastante tecnica, que eu não tenho, mas mesmo assim foi uma tarde bem passada.
Na terça feira da semana anterior foi a um barbecue na casa dos pais da Virginie nos arredores de Lyon(peço desculpa mas não me lembro do nome da localidade), com a Virginie,Válerie,Milena,Florent,Vicent (namorado da Virginie) e a Pauline (uma estágiaria francesa do IFP). Foi um serão bastante agradavel, onde comemos uns grelhados, umas saladas frias ( saladas parecidas com maionese ou salada russa, mas com massa e arroz.E dificil de explicar-vos), marshmallows e bebemos cerveja e vodka polaca.
Nessa mesma semana(semana passada) apenas trabalhei 3 dias, pois 5ª feira foi feriado em França e no IFP fizeram ponte. Por essa razão, houve muitos pais a virem a Lyon. Quinta feira jantei na casa do espanhol mais a sua mãe.Deu para matar saudades de uns belos enchidos e presuntos. Tivemos a falar até as 3 da manha. A mãe do espanhol (que também é espanhola e chama-se Marina) é uma senhora espetacular. Tenho grande respeito e admiração por ela, pois não existem muitas pessoas que me conhecem há tão pouco tempo e me tratem tão bem.Até me trouxe uma caixa de chocolates de Portugal e tudo.É uma querida.

No sabado de manhã fui cortar pela primeira vez o cabelo em França.Inicialmente estava um pouco receoso, pois não sabia se ia conseguir explicar o que queria, mas felizmente correu tudo bem.O pior foi mesmo o preço, 20,5€. ehehe
Ha noite, fiz um jantar em casa com o espanhol e a respectiva mãe e mais o Nuno. Fiz uma vez mais o alho francês a braz, pois o Alberto curte do prato e queria que a mãe dele também provasse. E como sobremesa fiz uma arroz doce. Mas o melhor foi mesmo a bebida. Comprei um vinho tinto Marques de Borba que eu e o nuno despachamos sozinhos. Soube que nem ginjas. após o jantar, apareceram o Pedro,Inês, Akira,Clarae a Susana com os respectivos pais. Comememos, bebemos, conversamos, rimos e passamos um serão impecável. O maior inconveniente foi o calor que se fazia sentir nessa altura. Esse fim de semana atingiram-se 35ºC em Lyon. Pode parecer estranho vindo de um alentejano, queixar-se do calor, mas a verdade é que este calor fazia-se sentir num ambiente humido o que se torna bastante desconfortável. Penso que vamos sofrer um pouco com o calor aqui por estas bandas.
Durante esse fim de semana, não se passou nada mais de relevante,excepto a pior coisa que me aconteceu em França. O meu portatil compaq foi à vida. Não aguentou o calor. Agora tenho que me aguentar no meu EeePC com um ecran de 8''.ehehe.

Ontem foi a final dos campeões, e todos o pessoal da minha residencia, fomos a casa do Matthias (estagiario alemão) ver o jogo, mais o Tarek e o Khali (dois estagiarios Tunisinos),André(estagiario Togolês), Jorge, Caio e a Maguy (estagiaria Libanesa). Pode-se dizer que foi uma verdadeira "salada mixta" de nacionalidades para ver o jogo. Vimos o jogo, bebemos umas cervejas alemãs, uns licores tunisinos (licor de figo (parece-se um pouco ao licor beirão) e licor de tamaras (parece aguardente),conversamos, fizeram-se palhaçadas, rimo-nos, resumindo divertimo-nos à grande. Após o jogo ainda fomos a uma bar beber uma cerveja.Cheguei a casa perto da 1:30 já bastante alcoolizado. Mas foi uma noite muito divertida e que espero que se possa repetir.

Hoje começou o Jeudis d'Alsip, o challenge de desporto do IFP que em que se realizam um cross, um torneio de Tenis,um torneio de Squash/badminton, um torneio de futebol, um torneio de volei e um baptismo de mergulho. Este eventos realizam-se de 15 em 15 dias a uma quinta feira (dai o nome Jeudi ). Teoricamente era suposto ter começado a duas semanas com o torneio de tenis, mas devido ao mau tempo foi adiado para a proxima semana. Logo o challenge começou hoje com a prova de cross. Nós o tugas fizemos uma equipa (obvio), chamada Nhecos (para quem não sabe o que são nhecos vai ter que procurar na net, pois já e tarde e não tenho tempo de tar a procurar um site para vos explicar.:P) consitituida por Espanhol,Luis,Nuno,Inês,Pedro,Nahomi (estagiaria venezuelana),Susana,Clara,Leonor,Jorge,Nuno,Tânia(namorada do Nuno que esta a trabalhar no IFP) e Moi. Como 10 de nós(clara não quis e o jorge estava lesionado) quiseram fazer o cross tivemos que fazer duas equipas em que os 5 primeiros era uma equipa e os restantes eram outra. Como ontem, eu e o Espanhol bebemos demais, hoje não estavamos totalmente a 100% para correr, mas mesmo assim ambos fizemos os 3 Km em 14 minutos. Eu fiquei em 67º e o Espanhol em 61º, mas o melhor de nós foi o Luis, em que este ficou em 3º com um tempo de 10min e 39 seg (segundos não tenho a certeza), mais 30 segundos que o primeiro e uns 10 segundos que o segundo. Ainda não sabemos o resultado por equipas(das nossas duas equipas a que tiver melhor tempo é que conta para a pontuação), mas amanha ja saberemos.

O proximo fim de semana também vai ser um pouco maiorzito, pois 2ª feira é feriado( Este mes de Maio foi so grandes fim de semana.ehehehe), vou até Ardeche, uma localidade a 200 km de Lyon, com os franceses para fazer canoagem. Estou bastante entusiasmado, pois o tempo está optimo para tomar umas banhocas e fazer um exercicio fisico.
Mas para a proxima vez conto-vos tudo.
Um bom fim de semana para voces.

Beijos e abraços

À bientôt







1 comentário:

  1. olá!
    Gostei mt de ler as suas novidades! Isso é que tem sido uns fins-de semana super catitas!
    Compreende-se o porquê da tese tar a 0, mas num instante recuperas isso.

    Ver se combinamos o "meio caminho" para nos encontrarmos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar