segunda-feira, 29 de junho de 2009

A bientôt mademoiselle aux yeux verts et aux lèvres charnues!!

La dernière semaine a passée avec un sentiment de tristesse car Valérie, la mademoiselle aux yeux verts et aux lèvres charnues est parti.

Au début de mon stage, elle ressemblait à une personne très fermée qui n'aimait pas parler avec moi. Heureusement, c'était seulement qu'une pure illusion. Après un mois de stage, c'était elle qui parlait plus avec moi. En effet, si aujourd'hui je réussis à parler et écrire (même pas bien) en français c'est grâce à Valérie , ma professeur de français.

Pendant son stage, on a passé des moments drôles dedans et dehors de l'IFP avec Virginie, Florent et Milena. Virginie et moi n'oublierons jamais l'animation créée par elle dans le bureau avec nos discussions ou quand a joué le petit-bac (Le jeu du STOP au Portugal) ou même quand elle disait "je vais faire une liste" ou "je m'ennuie". Où est-ce que Florent va trouver un Task Manager comme elle?Ehehe

Les dernières semaines, entre faire du canoë en Ardèche, voyage a Albiez, fête de la musique et repas chez tout le monde, on a essayé de profiter le plus possible ensemble. Mais on savait que ce jour allait arriver.

Ca été une grande tristesse pour tous les stagiaires français et moi de voir partir Virginie (Oups!!! Valérie. Eheheh), mais avec la promesse de revenir le plus vite possible.

Elle nous manquera beaucoup!!

A bientôt mademoiselle aux yeux verts et aux lèvres charnues!!



Une des premières fête avec les portugais. Toujours me voler le chapeau!!



Valérie avec les stagiaires étrangers.


Valérie en Ardèche!!


Le week-end dans la montagne!!Il y a trop des personnes sur un lit!!Ehehe


Le dernier week-end ensemble pour la fête de la musique!!!


La dernière soirée chez moi!!


Le diner dans le restaurant "Chez Mounier".


Valérie avec son nouveau chapeau!!


Le bureau va être vide sans Valérie!!

Ps: Je remercie à Virginie pour corriger le post.

Finalmente a entrevista!!

Salut mes amis!!!

Esta semana que passou foi sem duvida das mais marcantes desde que estou em Lyon.
Finalmente fiz a primeira entrevista para a tese a que me candidatei. O promotor da tese (jan Verstraete) enviou-me um e-mail na quinta a perguntar se eu podia fazer a entrevista na sexta. Infelizmente so vi o mail sexta de manha. Mesmo sendo muito em cima decidi fazer a entrevista nesse dia. A entrevista podia ter corrido melhor, mas também podia ter corrido pior. Curiosidade das curiosidades, os dois candidatos actuais à tese, sou eu e o Dionisio, e este vem quarta fazer todas as entrevistas (nao sei se serao 2 ou 3). Eu quarta também devo ter as entrevistas que me faltam. Mas como diz o Zé Povinho: "Amigos, amigos negocios à parte". Gostava mesmo de ficar com esta tese, pois esperei todo este tempo por ela.
Também ja comecei a redigir a minha tese, mas ainda não adiantei grande coisa.

Esta semana que passou foi passada quase toda com os franceses (as minhas sinceras desculpas ao pessoal portugues em Lyon pela minha ausência), pois foi a ultima semana da Valérie em Lyon. Tentamos passar o mais tempo possivel com ela, para tentar disfarçar a tristeza que sentiamos por ver uma amiga partir.
Terça-feira passada, fizemos um jantar em minha casa, onde comemos comida tipica portuguesa (chouriço, queijo, bacalhau a braz) acompanhado de umas sagres e super bocks.
Quarta-feira, fomos jantar a um restaurante, chamado chez Mounier. Infelizmente, não correu tão bem como esperado, apesar de termos comido bem, pois o serviço era lento e ja não foi possivel ir beber um copo como tinhamos planeado.
Na sexta-feira fomos jantar à casa do Florent, onde passamos os ultimos momentos juntos. Apesar de tentarmos divertirmo-nos (muito graças às piadas e graçolas do Florent), havia sempre uma certeza tristeza no ar, pois estavamos consciente que seria mesmo a ultima noite juntos e também pela ausência da Virginie . Como prenda de despedida ofereci-lhe um chapeu (pois a francesa andava-me sempre a roubar o chapeu.Lol), e fomos todos dar um pequeno passeio por Gerland. Depois voltamos a casa do Florent, onde os franceses se despediram dela. Eu depois acompanhei-a até à porta de casa dela, onde me despedi dela. Apesar de a conhecer apenas à 4 meses, foi uma pessoa bastante importante para mim pois sem ela não tinha conseguido integrar-me com tanta facilidade. Foi com grande tristeza que lhe disse adeus nesse dia.

Dos poucos momentos que tive com a malta Tuga, foi na prova de voleibol dos Jeudis d'Alsip. Infelizmente não correu muito bem, pois perdemos todos os jogos e ainda por cima fiz uma pequena entorse no tornozelo direito, mas nada de grave. Outra coisa que me deixou triste nesse dia foi sentir uma certa desunião da nossa equipa. Nas outras provas, modestia aàparte ,eramos a equipa mais animada e unida, pois estavamos sempre a puxar uns pelos outros. E nesse dia isso não aconteceu.

Por fim, neste fim de semana tivemos a visita da Marta e do Bart e por isso omos almoçar no sabado a residência do Luis, Akira, Leonor e Clara. O Luis fez dois pitéus divinos.Um bacalhau à braz que estava mesmo como eu gosto e uns rojões de porco muito saborosos.Estes ultimos foi pena estarem ja frios. Foi um almoço bastante simpatico e com muita risota a mistura, muito graças as palhaçadas do Huile (Akira). Ehehe.
Um pequeno à parte, relativamente ao ultimo post.Eu referi que havia 3 pessoas garantidas para o ano no IFP, mas esqueci-me de referir a 3° pessoa.Essa pessoa é o Akira (isto é o problema de escrever post's de 2 em 2 semanas).

O proximo post que vou escrever vai ser em francês, pois sera a falar sobre a Valérie. Para quem for ler espero que não tenham muito trabalho a traduzir. Ehehe

A bientôt

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Muitas coisas (não) aconteceram...

Allo Malta!!!

Passaram bastantes coisas nestas duas ultimas semanas, mas a que eu queria mesmo que acontecesse, não aconteceu.Enfim!!Mas voltando duas semanas atràs...

Nessa quinta-feira voltamos a ter mais uma actividade desportiva no challenge dos Jeudis d'Alsip, o Squash/badminton. Não podia ter corrido pior, pois não conseguimos passar da fase de grupos (o que já era de esperar dada a fraca aptidão da nossa equipa para estas modalidades) e a comida que foi servida foi pouca e nada de especial comparada com as outras modalidades. Mas para mim valeu a pena participar só para poder experimentar o Squash!!
Como disse no ultimo post, nessa semana ia falar com o promotor da tese (Jan Verstraete) mas infelizmente não consegui. No entanto, existe um mexicano que está a fazer um post-doc e que tem sido o "meu informador". Ele disse-me que a entrevista com indiano não correu bem e que nem o responsável da tese nem o chefe de departamento gostaram dele. Foi uma boa noticia para mim, pois aquele que parecia ser o mais forte candidato ao lugar tinha acabado de ser eliminado. Também me disse que a minha entrevista seria em principio na semana seguinte. Mas eu precisava de saber isso de forma oficial e como não consegui falar com o Sr. Verstraete na sexta, fiquei bastante inquieto, pois não sabia quando seria a minha entrevista.
Nesse fim de semana fui de novo para a montanha com Florent, Milena, Pedro, Inês, Valèrie,Virginie e o Vincent, pois esse foi o ultimo fim de semana inteiro que passamos com a Valèrie, pois ela está a acabar o estágio. Apanhamos uns banhos de sol, joguei pela primeira vez à petanque (e fixe para passar o tempo), jogamos tenis, fizemos um churrasco (que não correu as mil maravilhas, pois a carne nao ficou totalmente bem grelhada.ehehe). Foi um fim de semana divertido. Para mim não foi mais pois andei meio irritadiço pelo facto de não saber (de forma oficial) a situação da tese.
Na segunda-feira seguinte, consegui falar com o Sr. Verstraete, que me disse que iamos fazer a entrevista essa semana, mas não me disse o dia certo, mas que depois me diria. Também me disse que eu teria mais duas entrevistas(chefe de departamento e o responsável da tese ( Investigador numa das universidade de Lyon), mas não sabia quando. Andei a semana toda a preparar a entrevista, mas em vão, pois ele não me voltou a dizer nada. Continuo neste impasse que cada vez se torna mais insuportável, pois não consigo definir o meu futuro e continuo sem saber se devo esperar ou andar sempre a chateá-lo??Estou a começar a perder a paciência para esta situação...
Mas nem tudo correu mal essa semana, pois foi a vez do futebol nos Jeudis d'Alsip. Ficámos em 3º lugar, onde em 7 jogos apenas perdemos um. Senti-me bastante orgulhoso da nossa prestação. Ainda tivemos mais uma excelente novidade que foi a Susana ter garantido a tese no IFP. Já são 3 de nós que vão cá ficar. Espero tb conseguir.:)
Na sexta feira a noite fomos até a casa do Akira festejar os seus anos, ontem tiveram 14 pessoas em 18 m2 . Foi um serão bem passado, apesar de para mim ter sido curto, pois no sabado tinha que me levantar cedo.

No sábado fui até as Antibes, uma localidade no Sul da França (do genero de vilamoura num algarve mas com mais classe), onde os meus tios estão lá a trabalhar. Adorei fzer de novo aquela viagem de comboio ao longo da côte d'azur, pois fez-me viajar no tempo até ao ultimo Verão quando fiz o interrail. E sem duvida umas das costas mais bonitas da Europa.
Mas o que gostei mesmo foi de estar com os meus tios, saber que estão bem e que a vida lhes corre bem. Consegui matar saudades de comidas portuguesas e de ouvir um bom sotaque alentejano.:) Infelizmente não consegui passar lá muito tempo, pois tinha que regressar a Lyon relativamente cedo e o bilhete mais barato que encontrei obrigou-me a partir domingo as 9 da manha.

Eu e os meus tios.


Belos mergulhos que dei nesta piscina.ehehe


A casa onde os meus tios trabalham. E isto e uma casa de férias.quem pode, pode..

No domingo ao serão tive um jantar na casa da Pauline com os franceses e depois fomos para a rua aproveitar a fête de la musique. Neste dia, são espalhados vários palcos por Lyon , onde bandas de musica, dão os seus espetaculos. Existe uma diversividade de musica pela cidade, que vai do hip-hop ao jazz, passando pelo rock, house, e ritmos latinos. Foi nesses ritmos latinos que acabei a noite em Vieux Lyon a dançar ( ou a tentar dançar) com as francesas. Eheheh. Foi uns dos serões mais animados que eu passei em Lyon.


Pauline, a anfitriã e Valérie, la voleuse des chapeaux.


Depois de tantos cocktails o resultado é este.Ehehe

A malta que mais vibrou nessa noite.Olhem-me estas carinhas...ehehe


Eu e as francesas. Só estilo...ehehe

à Bientôt


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Salut a tout le monde!!!
Comme vous allez? J'espere que bien.
Eu continuo bem e continua tudo a correr bem. O estágio vai indo e até agora sem grande problemas.
Em relaçao ao doutoramento, continuo a espera da minha entrevista, mas já falei com o responsável da tese e ele disse-me que esta semana ia começar as entevistas com um individuo indiano e que esta sexta feira ele me dizia qualquer coisa. Entretanto surgiu foi me apresentada uma nova tese no IFP que me interessou bastante e se nao conseguir ficar com a primeira vou me candidatar a segunda. Mas sexta-feira já terei mais novidades.

Da ultima vez que aqui escrevi(há duas semanas!!!), disse que ia fazer canoagem em Ardeche, e assim foi.Na sexta-feira, Florent,Virginie,Valérie,Milena,Vincent e eu partimos em direcção a Ardeche. Apesar de alguma chuva que apanhamos no domingo, conseguimos canoar dois dias(sabado e segunda), primeiro dia 18km e o segundo 26 km, apanhar uns banhos de sol, fazer uns piqueniques. O mais bonito é mesmo a paisagem, como grande falésias, estruturas rochosas e os vilarejos, nos quais as casas em pedra se encontram no limiar das fálesias parecendo que estão prestes a tombar. Depois os rápidos que existem ao longo do rio, dão para apanhar alguns sustos e por vezes obrigando-nos a cair à água. Eu e a Valérie, que era a minha parceira na canoa, caimos 3 vezes, em que numas dessas quedas perdi os meus óculos de sol. Fiquei uma beca deprimido, pois gostava bastante daqueles oculos.
Mas foi sem duvida um fim de semana bem passado.


Milena e Virginie a indicarem o percurso do primeiro dia. Foi bastante longo.

Valérie et moi, le meilleur double faire du canoë.Ehehe!!!!


Pausa a meio do percurso para almoçar e descansar um pouco.


Virginie e Vincent na sua canoa.Estava na hora de partir!!

Durante a semana passada, ocorreu mais um dia do Jeudi d'Alsip em que desta vez a modalidade foi o Ténis. A maioria de nós não nos correu muito bem, a mim em especial, pois não ganhei um unico jogo. Mas tendo em conta que foi a terceira vez que joguei ténis não foi assim tão mau. A nossa equipa "Nhecos" o mais longe que chegou foi as meias finais dos debutants (principiantes), com o Nuno,Susana e o Luís. Nas o melhor foi o convivio que existiu durante o torneio, com toda a gente a fazer a festa e nós a dar espectáculo quando a nossa equipa jogava. Cada vez que a nossa equipa "vencedora" fazia um ponto os outros começavam a gritar: NHHHEEECCOOOOSSSSS!!!! Foi uma tarde muito bem passada.

Tânia e Espanhol, a dupla de confirmé (não-principiantes) dos Nhecos em acção.


Nuno e a Susana, 2 dos 3 elementos da equipa "vencedora" dos Nhecos.

Ainda durante a semana passada ficou-se a saber que o Espanhol vai cá ficar a fazer doutoramento, entao sexta feira fomos para casa do Marco jogar um torneio de setas e comer uns petiscos para comemorar.
O dia de sabado foi passado todo na casa do Nuno e da Tania a comemorar os seus aniversários, em que ouve comes e bebes, prendas jogos de sociedade, jogo da selecção,poker e até aulas de guitarra ( o Pedro esteve a dar umas aulas à Leonor.ehehe). Foi um dia muito divertido com quase todos os tugas reunidos.

Esta semana vai ocorrer mais uma quinta feira desportiva, em que desta vez vou experimentar um Squash. Este vai ser mesmo a estreia. Espero conseguir sair de lá vivo, no minimo.eheheh.

À Bientôt