sábado, 28 de março de 2009

Primeiro mês

Já passou um mês desde que comecei esta vida de emigrante.
As saudades começam já a deixar marcas. Em certos momentos do dia, especialmente quando estou no conforto da minha casa, dou por mim a pensar nostalgicamente na familia e no pessoal o que por vezes dá para rir sozinho e outras para sentir um aperto no coração. As conversas com a familia ao telefone tem um misto de alegria e tristeza, pois é optimo ouvir as suas vozes, mas no momento da despedida quando ouço aquela voz triste, de quem está prestes a chorar, a dizer "até a proxima", é de deixar qualquer pessoa de rastos.

Felizmente a minha vida em Lyon corre bem, o que ajuda a ultrapassar estes sentimentos de tristeza. No estágio estou a passar por uma fase um pouco complexa, pois ando a aprender a programar em linguagem C++, o que não está a ser "pêra doce". No entanto, facto de ter um optimo ambiente de trabalho dentro do IFP e especialmente no "meu" gabinete ajuda a passar as dificuldades.
O meu francês está bem melhor do que quando cá cheguei (mal se não fosse), mas ainda tenho muito para aprender,especialmente a conjugar correctamente os verbos (devo parecer um ucraniano a falar português. Ehehe)

Esta semana,entrei para a equipa de futebol 11 do IFP. No primeiro "treino", tive logo um jogo amigável.Correu mais mal do que bem, mas e normal pois ainda nao conheço bem os meus colegas.cof,cof...Eu sinto-me uma beca perdido dentro de um campo tão grande, mas espero conseguir melhor a minha performance.

Por fim, na sexta chegou uma noticia que nos deixou de rastos. Foi nos dito por mail que o João Pedro Martins (por muitos conhecido por Almas) estava hospitalizado, e que tinha sido diagnosticado uma massa no cerebro, a qual iria provocar problemas na fala. Ainda não se sabe se é maligno, mas todos esperamos que não. Apesar de não ter uma grande relação com o João foi um enorme choque para mim receber esta noticia. Desejo-lhe rápidas melhoras e que consiga ultrapassar da melhor forma esta fase da sua vida.

Um Abraço a todos

domingo, 22 de março de 2009

Futebol: Do escândalo ao cântico

Este fim de semana foi dedicado ao inteiramente ao futebol.
Tudo começou sexta-feira à tarde quando vi a Valérie com 2 bilhetes para o jogo Olympique Lyonnais-Sochaux, a 15€ cada um. Como não achei caro, desafiei o Pedro e o Espanhol a irem, tendo os dois respondido afirmativamente. Reservei os bilhetes para domingo.
Sexta a noite, fui beber uma cerveja com pessoal tuga e com um "intruso" chamado Matthias Klein, que é o mais recente estagiário do IFP e colega de Bureau do Pedro. Fomos a um bar simpático perto do Hôtel Ville, chamado La Fée Verte que tinha um DJ a pôr musica.
Nessa noite decidiu-se que no dia seguinte iria.se ver a final da Taça de Liga a um café tuga, descoberto pela Clara.
Sábado a noite lá fomos nós ver o jogo. Foi o primeiro jogo de futebol português que vi em França e foi decepcionante. Apesar do Benfica ter ganho, senti-me um pouco desolado com o que vi. Além de ter sido uma partida desinteressante, aquele penalty foi escandaloso. Como é possivel um arbitro marcar aquilo???Enfim... O que me valeu foi as imperiais sagres que bebi e souberam-mw a "pato".Ehehe

Domingo de manhã serviu para anhar em casa e a tarde lá fomos ao estádio, na esperança de ver uma boa partida de futebol. O stade de Gerland (estádio do Olympique de Lyonnais),não é muito grande (40 mil lugares) e tem uma arquitectura horrivel. Agora sim percebo porque é que os jogadores estrangeiros ficam maravilhados com os estádios portugueses.
Para um jogo contra o 17º classificado, o estádio estava praticamente cheio (37 mil pessoas) e nós fomos "parar" no meio dos Gones (claque do Olympique de Lyonnais). No inicio tivemos algumas dificuldades para ver o jogo, por causas das bandeiras, mas depois mudamos de lugar e conseguimos ver bem o jogo, apesar de termos tado o jogo todo de pé. Apesar do L'OL ter ganho 2-0 com golos de Ederson e Mounier, dois jogadores que eram desconhecidos para mim, não foi um jogo muito bonito de ser ver. Foi engraçado no inicio do jogo ver uma faixa com uma mensagem para o Juninho,escrita em "Português", que dizia "Fica com nós "( eles deviam quer dizer "fica connosco") e durante do recorrer da partida ouvir os cânticos da claque.Um dos canticos era particularmente mau, que por coincidência era o de apoio ao Juninho, mas a grande maioria eram apelativos e ficavam no ouvido, de tal forma que no final da partida até já nos cantávamos: "On va Chanter!seulement pour toi!Olympique Lyonnais!Allez Allez!"
Foi uma tarde bem passada, e a proxima vez já esta marcada: Lyon-PSG.EhehehEu, Espanhol e o Pedro no Stade Gerland

"Fica com nos"- O "português" dos franceses.
Imagem do interior do estádio após o 2 golo do L'OL.


quarta-feira, 18 de março de 2009

Patinoire no dia de St. Patrick

Bonsoir!!

Aqui vai o 2º post do dia. Ja são 23:30 cá, e começo a ficar com sono. Isto de levantar cedo dá cabo de um gajo. Tenho levantado entre as 6:30 e as 7:00 e está semana apenas foi excepção na 3ª feira.

A minha 2ª feira foi tranquila, tendo ido apenas à noite beber uma cerveja com o Dionísio, que esteve para ter uma formação de segurança, no bar na zona do Hôtel Ville.

Já a 3ª feira (ontem dia 17/03) foi um dia em cheio.
De manhã fui com o Pedro ao Consulado de Portugal. Ele tinha que ir tratar do passaporte e eu fui-me informar sobre o que era necessário fazer para poder votar nas eleições europeias em junho.Infelizmente, fiquei a saber que não posso votar em França, porque para tal tinha que estar recenceado em França. Enfim...
O meu assunto foi rápido de tratar e por isso tive que esperar um pouco pelo Pedro. Quando estava a espera tive observar as pessoas que me rodeavam ao qual deparo com um tipico casal emigrante. Ele de bigodinho, com barriguinha, com tenis e fato de treino, ela vestida de forma antiquada, em que o cabelo de cor loiro/castanho parecia uma argamassa bem espessa devido ao produto fixante (laca ou espuma). Eu ao ouvi-los falar só me vinha à cabeça a parte final com os tugas no Filme "Amor acontece". Infelizmente não consegui tirar umas fotos.
Após essa cena hilariante, saí do consulado e dou de caras com mais um minimercado portugues, em que se podia ver algumas folhas coladas no vidro com as seguintes frases: "Há bacalhau da Noruega", "Há chouriço e queijo", "Há jornais portugues ( havia ainda um autocolante do jornal abola colado na porta) e por fim um poster do espetaculo Mega Portugal no dia 4 de Abril com os Santamaria. Infelizmente não tive tempo de conhecer melhor o local, mas ainda consegui tirar uma foto à entrada.


Mega Portugal a 4 de Abril com Santamaria. A não perder.

Fui almoçar ao IFP e depois de almoço tive a ler algumas cenas, mas pricipalmente a praticar o meu francês com a Valérie e a Virginie.
Uma vez mais fomos convidados a ir jantar a casa de pessoal francês (casa da Virginie) e a seguir ir patinar no gelo. O jantar foi Pizza a acompanhar com sumo, àgua e cerveja (provei a Bierre Blanche, que é um tipo de cerveja belga, que a Valérie levou. Era saborosa, mas muito suave.) Nós levamos sumos e cerveja portuguesa (mini superbock) e uma mousse de chocolate, que eu próprio fiz. Tenho um grande orgulho naquela mousse, não só por a ter feito, mas por ter batido as claras á mão. Pessoalmente acho que ficou muito boa, e o importante é que as pessoas gostaram, especialmente o Vincent, que é o copin da Virginie e também ele está no IFP.

O pessoal tuga a ganhar forças para a patinagem.

Eu e a Inês a apreciarmos uma bela fatia de pizza!

Vincent foi sem duvida o que mais gostou da mousse de chocolate. Isso até ao fim..


Após o jantar lá fomos nós patinar. O Caio apesar de não ter ido patinar foi ter conosco e foi o fotografo de serviço.Foi bastante divertido. Apenas cai uma vez. Pessoalmente acho que é mais facil de manter o equilibrio no gelo do que sobre rodas, mas eu não fui feito para patinar. Apesar dos queixumes e da falta de jeito, quero voltar a experimentar e pode ser que para a próxima ja consiga deslizar.ehehe. Do pessoal que foi penso que a pessoa que mais curtiu foi o Luís. Ele tinha tanto jeito como eu, mas no final ja conseguia patinar razoavelmente. Nós os dois estamos pronto para a próxima.

Fotografia de equipa: Da esquerda para a direita: Espanhol,Inês, Luis, Susana, Pedro, Caio, Akira, Valérie, Eu, Clara, Virginie, Vicent e Leonor.

Vejam só estes artistas do Gelo

Esta 3ª feira tinha uma particularidade, era dia de St. Patrick, padroeiro dos Irlandeses. Disseram-nos que na noite de St. Patrick há sempre grande festa fomos sair um pouco e confirmamos o que nos tinham dito. Vieux Lyon estava cheio , parecendo o bairro alto nas quintas a noite, com pessoas usando chapeus verdes e roupa verde. Fomos ao encontro do Edgar, que é mais um portugues que está no IFP e fomos beber uma cervejinha a um Irish Pub. A noite acabou cedo pois no outro dia tem que ser ir trabalhar. Mas foi sem duvida um dia para mais tarde recordar.

Edgar com um dos muitos chapéus usados na noite de St. Patrick.

Os Luíses a brindar ao St. Patrick. Ehehe

Supermercado Portugal

Salut mes amis!!

Uma vez mais tive demasiado tempo sem escrever (começo a achar que não tenho jeito para "blogar"!!) e por isso tenho bastantes coisas para contar. Desta vez vou fazer dois post's separados, para não ser tanta informação junta.

Na semana passada, não se passou nada digno de ser contacto, excepto a tentativa falhada de eu e o Pedro tentarmos ir ver um concerto de uma banda francesa chamada Ogres de Barback ( se quiserem conhecer, eu aconselho, esta aqui um a musica deles: http://www.youtube.com/watch?v=DuKJu_3OZAs&feature=related), mas quando fomos á Fnac comprar os bilhetes já não havia. Para remediar a situação, como no dia anterior a Inês tinha alugado um DVD com um concerto deles, eu e o Pedro vimos um pouco do DVD enquanto jantávamos.

O estágio continua a correr bem. O trabalho propriamente dito ainda está na fase de leitura. A relação com os minhas colegas está cada vez melhor. A Valérie tem sido uma agradável surpresa nos últimos tempos. Tem se mostrado uma pessoa super simpática e bastante conversadora. Tem sido a minha professora de francês.Ehehe!! Ela e os meus restantes colegas já tiveram conhecimento da existência deste Blog( sim também já sabe que a chamei de Mademoiselle dos olhos verdes e lábios carnudos. Consegui escapar com vida, mas foi por pouco.Ehehe!!), e por isso um dia destes vou ter que fazer um post em francês .
O meu francês está a melhorar, pelo menos eu acho, apesar de bloquear muitas vezes durante os diálogos, não apenas por falta de vocabulário, mas também por parar para pensar na conjugação dos verbos. Mas com a prática isto vai desaparecer.

Este fim de semana foi sem dúvida bastante agradável e com algumas surpresas bastantes engraçadas.
No sábado de manha fui ao banco buscar o livro de cheques(sim que eu agora tenho cheques. Ehehe), e antes do almoço fui as compras ao Lidl e ao melhor supermercado que podia ter perto de casa, chamado Supermercado Portugal. À pois é meus amigos, perto da minha residência tenho um supermercado com produtos portugueses. Desde do pastel de nata, aos doces boca doce, passando pelas minis, vinho tinto, o bacalhau até à bandeira de portugal e os CD de Tony Carreira.Há de tudo.

Supermercado Portugal, mesmo ao virar da esquina.

Aprés-midi, eu, o pedro e a Inês fomos ver um concerto do Baptiste Trotignonum, um pianista francês, à Fnac de Bellecour( uma zona que fica entre a estação de Perrache e Hôtel Ville. Foi um espectáculo curto, mas bastante agradável. Agradável foi o que nós encontramos na rua quando íamos para o concerto. A cidade tinha ganho vida. Muitas pessoas na rua, com algumas bandas de musica, do género de Kumpania Algazarra( para quem não conhece é um grupo português) e a respirar-se boa disposição por todo o lado. Foi uma tarde bem divertida.


Foto que eu, a Inês e o Pedro tiramos com o pianista francês após o concerto.


Uma das "Kumpania Algazarras" que andavam a tocar pela rua.


Durante a tarde, uma vez mais fui confrontado com a simpatia do pessoal francês, quando o Florent convidou-nos a ir comer crêpes à casa dele. Fomos todos, excepto o Luís e a Clara.
Foi um soirée muito agradável. O Florent e a Nathalie (outra estagária francesa que trabalha no IFP) fizeram a "massa", enquanto a Valérie em conjunto com o Filipe, aka Akira, e a Inês fizeram os crêpes. Para acompanhar os crepes havia fromage, jambon, oeuf,sucre, citron, chocolat, banane et chantilly. Depois cada um fazia as misturas que queria. Ehehe!! A milena levou Cidra para bebermos e nós levamos uns pasteis de nata, comprados no Supermercado Portugal.Ehehe!!


O anfitreão, Florent, e a Nathalie a preparem-se para fazer a massa dos crêpes

O Akira a observar a Valérie a fazer os crêpes.

Susana, Leonor, Pedro, Milena e o "Fobado" do Espanhol.

Um individuo estranho que apareceu lá na casa do Florent. Ehehe!!

Depois do soirée na casa do Florent, alguns foram para casa e outros, incluido eu, fomos sair um pouco à noite. A Milena estava com vontade de ir dançar salsa, mas infelizmente não encontramos nenhum bar com musica adequada. Passeamos um pouco por Lyon e acabamos a noite num Peniche-bar(barco fluvial) a beber uma cerveja. Ao longo do rio Rhône existem varios peniches atracados, dos quais alguns são bares.

Os sobreviventes da noite(o Florent está a tirar a foto) de sábado dentro do Peniche-bar.

O Domingo foi passado em casa, infelizmente tinha que ler algumas coisas do estágio e limpar a casa. Esta atitude de pessoa responsável saiu-me caro porque ao limpar a casa bati com o joelho na quina da porta e ando aqui meio coxo (Tunes agora ja percebo o teu sofrimento.Ehehe!!)

Beijos e abraços

BouBou

terça-feira, 10 de março de 2009

Lyon est une belle ville

Salut mes amis!!
ça vas bien?

Venho vos por a par das minhas aventuras de desaventuras! Tenho estado pouco tempo em casa por isso e que não tenho escrito. Desde já as minhas desculpas.
Já estou na segunda semana de estágio. E continua tudo a correr sobre rodas. O trabalho não tem sido muito exigente, e o meu francês melhora de dia para dia. Ehehe. A minha relação com o pessoal do IFP esta a evoluir positivamente. Até já a Valerie fala comigo. Ela tem sido bastante simpatica comigo ultimamente. Até me ensinou assim algum argot (calão) em francês. Alguns exemplos:
  • C'est bizarre (frase muito utilizada pelos franceses, que nós portugueses achamos imensa piada, que significa "É estranho" ) em calão diz-se C'est zarbi!! (Um à parte por falar em c' bizarre. O pessoal cá criamos um blog em conjunto. para quem estiver interessado em ver o endereço é: http://cest-bizarre.blogspot.com/)

  • Depois há uma "familia de palavras" que os franceses na gíria leêm do meio para o inicio, como Fête (festa) que eles dizem Teuf ou Femme (Mulher) que dizem Meuf (gaja).( Estes franceses são loucos!!)
  • Petard ( petard usados pelas claques de futebol) é usado também para designar o que nós chamamos de "charuto", vulgo charro.

Na quinta-feira passada eu e o resto do pessoal fomos beber uma cervejinha, caseira por sinal, com a Sabrina, para quem não sabe foi a nossa professora de Francês no IST. Fomos a um pequeno restaurante chamado les p'tits pères perto da do Hôtel de ville (câmara Municipal). Foi um fim de tarde bastante agradável.

O fim de semana foi quase todo aproveitado para visitar Lyon.
Lyon é a 2 maior cidade de França é atravessada por 2 rios, o Rhône e o Saône, em o segundo se une ao primeiro no interior de Lyon formando-se uma espécie de "península" que é onde eu habito.

Mapa de Lyon com refêrencia a zonas já visitadas.

Sábado de manha fui conhecer um pouco da zona Part-Dieu, que é zona mais comercial, onde aproveitei para fazer umas compras no Carrefour. Fiquei um pouco espantado ao encontrar uma parteleira com produtos portugueses, como Cáfe Delta, Doce Casa Mateus, Salsichas Nobre.Infelizmente era tudo muito caro e não comprei nada.
A tarde ressenti-me de dores no tornozelo, devido ao jogging que tenho feito ao longo do rio, e por isso fiquei por casa a descansar para a noite.ehehe.


A noite foi passada em Vieux Lyon, uma zona mais antiga, mas bastante engraçada.
Começamos a noite num Irish Pub na companhia do Caio, e de mais algum pessoal amigo dele. Mais tarde juntou-se a nós o Florent e 2 amigos dele, que nos levaram a conhecer os traboulles. Traboulles são passagens que ligam duas ruas paralelas, e que passam despercebidas a quem não conhece, uma vez que a entrada destes encontram-se aparentemente fechadas por portas. São construções típicas de Lyon e que foram utilizadas na 2ª Guerra mundial para os franceses combaterem os alemães.



Alberto, Florent e Isaure (amiga do Florent) à entrada de um Traboulle na Vieux Lyon.

Em França, os Domingos são dias bastante calmos, pois tudo está fechado, mas mesmo tudo. Este dia é aproveitado para estar com a família, passear um pouco ir ao cinema. Nós aproveitamos o domingo de manha para dormir. Ehehe.
A tarde fomos ter uma vez mais com a Sabrina, onde ela nos apresentou um pouco de Croix Rousse. Croix Rousse é uma zona que fica num pequeno monte, que segundo ela tem uma vista lindissima sobre Lyon, mas que nós não vimos porque encontramo-nos já um pouco tarde e aproveitamos para ver outra coisas. Primeiro ela levou-nos a ver uma pintura numa parede chamada, o Mur des Canuts e a conhecer os Traboulles de Croix Rousse. A Sabrina explicou-nos que a zona de Croix Rousse, era o local onde ser produzia seda e os Traboulles eram usados de forma a facilitar o transporte dos rolos de seda desde aquela zona até ao rio.



Mur des Canuts

Descemos a zona de Croix de Rousse até à zona do Hôtel de Ville, onde também se encontra a ópera,a praça Terraux e o Museu de Belas Artes. Infelizmente não tivemos muito tempo para apreciar este espaço.
Ainda tivemos tempo de ir ver outra pintura numa parede, onde estão representados as personalidades mais famosas de Lyon. Entre elas encontra-se Louis Pasteur, André-Marie Ampére, Irmãos Lumiére e Saint Exupéry.
Foi um fim de semana bastante interessante,o qual deu para conhecer um pouco melhor Lyon, mas espero conhecer ainda mais.


Interior de um Traboulle com a nossa querida "guia", Sabrina

Ontem a noite (09/03) foi realizado um jantar de Tugas, num restaurante chamado Flam's, onde comemos Flam's. Ehehe. Flam's é uma mistura genero de uma pizza, mas com uma massa mais fina e sem tomate. É bastante guloso. Mas o importante do jantar foi o convivio com alguns dos tugas que trabalham no IFP, nomeadamente o Victor Costa, Marco Aleixo, Tânia, o Bruno, a Ana e o Jorge que apesar de não ser português (é francês) foi ao jantar porque também ele estudou no IST. Espero que seja possivel repetir mais alguma vezes.

Sei que o post é bastante extenso e provalvemente está com bastantes erros, mas achei que tinha que contar tudo.

Um grande abraço para vocês todos, deste vosso amigo que tem muitas saudades vossas

BouBou

quarta-feira, 4 de março de 2009

Gran Torino

Allo Malta!!

A minha alma está parva!!
Sem conseguir dizer uma frase completa em francês, já consegui fazer alguns "amis". Além das minhas duas colegas de escritório, a Virginie e a mademoiselle dos olhos verdes e lábios carnudos, que se chama Valerie, ja conheci a Milena, que é uma polaca que estuda no IFP e fala português "brasileiro", o Florent, um francês muito simpático e o Caio, um brasileiro de Fortaleza muito simpático e engraçado. Destes 5 apenas, apenas a Valerie parece mais distante.Cá para mim não deve gostar muito dos estrangeiros, mas pode ser só parvoice minha.
Todo o pessoal do IFP têm sido muito porreiro, não só os portugueses como os proprios franceses.Tem ajudado bastante na nossa integração.
Ontem (dia 03/03) fui convidado pelas minhas colegas de escritório,Florin e a Milena para ir ao cinema, ver o Gran Torino. Primeiro fiquei um pouco receoso por ir ver um filme dobrado em francês (Clint Eastwood a falar francês??Nahh), mas depois a Virginie disse-me que o filme não era dobrado, mas sim legendado. Então decidi aceitar o convite! Além de mim e das pessoas que me convidaram foi o Pedro, Inês, o namorado da Virginie e mais uma rapariga que penso que seja a petite copine(namorada) do Florent. Fomos à sala de cinema mais barata, chamada Comoeia, em que o bilhete custa a módica quantia de 6,30€ com desconto de 0,20€ por sermos estudante(ainda nos queixamos dos nosso cinemas. Bolas!! Estes franceses sao doidos e xupistas!!Ehehe!!)
Gostei bastante do filme, apesar de uma ou outra piada ter-me passado ao lado! Acho que está muito bom e gostei bastante da interpretação do Clint Eastwood. Recomendo vivamente!
Em relação ao convivio extra-trabalho, como o nosso nível de francês é baixo,pelo menos para já, este não correu mal.
Infelizmente esqueci-me da maquina fotográfica e não pude tirar umas fotos!
Estou bastante contente com o desenrolar dos meus primeiros dias de estágios!
Espero que continue sempre assim.

Beijos e abraços

segunda-feira, 2 de março de 2009

1º dia de estágio

Hoje tive o meu primeiro dia de estágio!
Acordei às 7:45 para apanhar a navette ( autocarro privado para transportar pessoal até as empresa) as 8:45. Chegamos à "paragem" a horas, mas só apanhámos a navette graças a uns chineses, pois se não fosse eles a navette não tinha parado e nós tinhamos ficado apeados. eheh

Quando chegamos ao IFP fomos recebido por dois portugueses, Victor Costa, um alentejano de Beja (ninguém é perfeitom,eheh), e pelo Marco Aleixo. Deram-nos as boas vindas e fomos até a zona dos recursos humanos, onde "finalmente" conheci Madame Doriane Rigaud, para tratar de burocracias. Este finalmente tem uma história. Quando ainda estava em Portugal recebi uma carta do IFP escrito por esta senhora, com alguma documentação. Eu tive algumas duvidas e decidi enviar um e-mail em inglês, para esta senhora. Eu com muito cuidado a escrever o e-mail, mas como não tinha apercebido que Doriane era um nome feminino, comecei o texto da seguinte forma: "Dear Mr. Rigaud"!!! Só no dia seguinte a enviar o e-mail e que descobri que era uma senhora. Ehehe
Felizmente para mim a Madame Rigaud deve receber tantos e-mails que nem se deve ter ligado.

Depois de preencher papeladas fui conhecer o meu orientador de Estágio-Monsieur Denis Guillaume. Pareceu-me uma pessoal bastante acessivel e simpatica.
Depois fui almoçar com ele e os seus colegas. Fomos almoçar as 11:30!!! (estes franceses são loucos). Ele sempre a falar comigo em francês e eu a falar uma mistura de lingua inglesa, francesa e portuguesa. Mas lá nos fomos entendendo.

Depois do almoço fui para o meu bureau (escritório) que é partilhado com mais duas francesas, Virginie e a mademoiselle dos olhos verdes e lábios carnudos ( não consegui fixar o nome, só mesmo os olhos e os lábios. não consigo fazer muita coisa ao mesmo tempo.ehehe).
Depois de conhecer as quatro paredes onde vou travailler, o meu orientador teve-me a dar uma sova de 2 horas de teoria em francês, sobre cinética estocástica.PANICO!!!! Ainda estou a bater mal com tanta palavra francesa que o meu pequeno cerebro teve que assimilar.

A seguir a essa "pequena" explicação, Monsieur Guillaume deu-me trabalho e lá fui eu trabalhar para o meu canto, já acompanhado pelas duas francesas. Como a minha capacidade de comunicação em francês é quase nula fiquei quieto até que a Virginie perguntou qual era o meu trabalho. Lá lhe respondi e perguntei o que tavam ambas a fazer. Qual não é o meu espanto quando a mademoiselle dos olhos verdes e lábios carnudos disse que tava a trabalhar em Aspen.
Nunca na minha vida pensei que o Aspen pode ser um "quebra-gelo". Lá andei a comunicar na "minha" lingua até ir embora.
Como tive algum tempo na conversa não consegui acabar o trabalho que o meu orientador me deu e tive que trazer alguns ficheiros para casa. Acho que estou a infrigir alguma regra do IFP ao fazer isso!! Espero que não tenha chatices com isso.

Resumindo e baralhando: Apesar de ter algumas dificuldades na comunicação acho que o primeiro dia correu bem e o IFP parece ser um sitio porreiro para trabalhar e com pessoal bastante interessante.
Eu e o resto do pessoal á espera da navette.

domingo, 1 de março de 2009

Até breve meus amigos...

É com enorme tristeza que me afasto da maior parte de vocês,meus amigos, para iniciar este meu novo ciclo. Tal como para a minha família, os meus últimos momentos em Portugal com vocês foram aproveitados da melhor maneira possível, mas sempre com uma sensação de tristeza da minha parte por estar preste a "abandoná-los".

De forma a minimizar a distância entre nós, decidi criar este Blog, para vos ir informando do que me vai acontecendo neste meu novo "estilo de vida".
Alguns de vós vão se questionar o porquê do blog ter este nome. A grande maioria de vocês tratam-me por BouBou, que é uma personagem cor-de-rosa de uma série de animação conhecida como Dragon Ball Z. Mas será que algum de vós sabe o porquê desse boneco animado ter sido batizado por esse nome?? A origem do nome do Blog está relacionada com a pergunta anterior!! Ehehe


Apesar de estarmos à distância de uma chamada ou de uma conversa virtual, não há nada que substitua a presença física. Uma vez que não tenho planeado voltar a Portugal nos próximos 6 meses, espero que me possam vir visitar a Lyon. Pelo menos guarida está garantida. Ehehe!!!

Até breve meus amigos...

Até breve

Inicio este meu pequeno universo de expressão com uma mensagem dedicada à minha família.

Ao longo de quase toda a minha vida, fui uma pessoa muito reservada, por vezes distante dos meus familiares e com um temperamento nada fácil de suportar Esta minha atitude, trouxe-nos, a mim e especialmente à minha família, bastantes mágoas.No entanto, sempre conseguimos ultrapassar esses momentos e se hoje estou aqui é tudo graças aos sacrifícios que eles fizeram. Apesar de não serem uma família perfeita, são e serão sempre das pessoas mais importantes da minha vida.
Dada a importância que estas pessoas representam para mim foi com uma grande tristeza e angústia que me separei, mesmo que seja temporariamente, deles.

Durante a despedida houve 3 situações que pioraram este meu sentimento de tristeza.
Os meus avós maternos, Domingos e Gertrudes, sem querer desvalorizar os restantes familiares, são pessoas por quem tenho grande respeito e admiração, pois eles criaram-me e apoiaram-me nos momentos mais difíceis da minha curta vida. Sendo pessoas conservadoras, eles não têm hábito de exteriorizar os sentimentos, mas quando me abraçaram ao despedirem-se de mim, não conseguiram evitar as lágrimas. Nesse momento, senti uma enorme tristeza por estar deixá-los, mas ao mesmo tempo alegria por perceber o quão importante eu sou para eles.


Avô Domingos e a minha mãe

A 2ª situação ocorreu já no aeroporto de Lisboa, quando o meu irmão se despediu de mim.
Por ser uma pessoa "especial", também ele demonstra pouco os seus sentimentos, mas na hora da despedida não conseguiu evitar a lágrima ao canto do olho. Uma vez mais o meu coração estremeceu.
Eu e o meu irmão

A 3ª situação ocorreu quase em simultâneo com a 2ª, que foi ao abraçar o meu pai.
Há quem diga que quem olha para o meu pai está-me a ver a mim no futuro, tal não é as se melhança entre nós. No entanto, essa semelhança não se resume apenas à aparência, mas também a forma de ser e de estar na vida. Somos iguais e sinto muito orgulho nisso.
No momento em que o abracei, foi quando cai na realidade e me apercebi que o novo ciclo da minha vida ia começar, não só sem a companhia do meu pai, mas também sem a companhia de toda a minha família. Abracei-o com toda a minha força como se tivesse a abraçar toda a minha família.
Pai, avó Oliveira, irmão e avô Cristina


Apesar de toda esta amargura sentida nos últimos momentos com a minha família em Portugal, começo este novo ciclo com eles sempre na minha mente e especialmente no meu coração.

Até breve...