segunda-feira, 2 de março de 2009

1º dia de estágio

Hoje tive o meu primeiro dia de estágio!
Acordei às 7:45 para apanhar a navette ( autocarro privado para transportar pessoal até as empresa) as 8:45. Chegamos à "paragem" a horas, mas só apanhámos a navette graças a uns chineses, pois se não fosse eles a navette não tinha parado e nós tinhamos ficado apeados. eheh

Quando chegamos ao IFP fomos recebido por dois portugueses, Victor Costa, um alentejano de Beja (ninguém é perfeitom,eheh), e pelo Marco Aleixo. Deram-nos as boas vindas e fomos até a zona dos recursos humanos, onde "finalmente" conheci Madame Doriane Rigaud, para tratar de burocracias. Este finalmente tem uma história. Quando ainda estava em Portugal recebi uma carta do IFP escrito por esta senhora, com alguma documentação. Eu tive algumas duvidas e decidi enviar um e-mail em inglês, para esta senhora. Eu com muito cuidado a escrever o e-mail, mas como não tinha apercebido que Doriane era um nome feminino, comecei o texto da seguinte forma: "Dear Mr. Rigaud"!!! Só no dia seguinte a enviar o e-mail e que descobri que era uma senhora. Ehehe
Felizmente para mim a Madame Rigaud deve receber tantos e-mails que nem se deve ter ligado.

Depois de preencher papeladas fui conhecer o meu orientador de Estágio-Monsieur Denis Guillaume. Pareceu-me uma pessoal bastante acessivel e simpatica.
Depois fui almoçar com ele e os seus colegas. Fomos almoçar as 11:30!!! (estes franceses são loucos). Ele sempre a falar comigo em francês e eu a falar uma mistura de lingua inglesa, francesa e portuguesa. Mas lá nos fomos entendendo.

Depois do almoço fui para o meu bureau (escritório) que é partilhado com mais duas francesas, Virginie e a mademoiselle dos olhos verdes e lábios carnudos ( não consegui fixar o nome, só mesmo os olhos e os lábios. não consigo fazer muita coisa ao mesmo tempo.ehehe).
Depois de conhecer as quatro paredes onde vou travailler, o meu orientador teve-me a dar uma sova de 2 horas de teoria em francês, sobre cinética estocástica.PANICO!!!! Ainda estou a bater mal com tanta palavra francesa que o meu pequeno cerebro teve que assimilar.

A seguir a essa "pequena" explicação, Monsieur Guillaume deu-me trabalho e lá fui eu trabalhar para o meu canto, já acompanhado pelas duas francesas. Como a minha capacidade de comunicação em francês é quase nula fiquei quieto até que a Virginie perguntou qual era o meu trabalho. Lá lhe respondi e perguntei o que tavam ambas a fazer. Qual não é o meu espanto quando a mademoiselle dos olhos verdes e lábios carnudos disse que tava a trabalhar em Aspen.
Nunca na minha vida pensei que o Aspen pode ser um "quebra-gelo". Lá andei a comunicar na "minha" lingua até ir embora.
Como tive algum tempo na conversa não consegui acabar o trabalho que o meu orientador me deu e tive que trazer alguns ficheiros para casa. Acho que estou a infrigir alguma regra do IFP ao fazer isso!! Espero que não tenha chatices com isso.

Resumindo e baralhando: Apesar de ter algumas dificuldades na comunicação acho que o primeiro dia correu bem e o IFP parece ser um sitio porreiro para trabalhar e com pessoal bastante interessante.
Eu e o resto do pessoal á espera da navette.

1 comentário:

  1. Hallo!

    Bons episódios para primeiro dia =)!

    Força aí, mais uma semaninha e já tens um Bom Francesse. nao custa nada!

    Continuação de bom trabalho...
    Beijinho

    ResponderEliminar