quarta-feira, 18 de março de 2009

Supermercado Portugal

Salut mes amis!!

Uma vez mais tive demasiado tempo sem escrever (começo a achar que não tenho jeito para "blogar"!!) e por isso tenho bastantes coisas para contar. Desta vez vou fazer dois post's separados, para não ser tanta informação junta.

Na semana passada, não se passou nada digno de ser contacto, excepto a tentativa falhada de eu e o Pedro tentarmos ir ver um concerto de uma banda francesa chamada Ogres de Barback ( se quiserem conhecer, eu aconselho, esta aqui um a musica deles: http://www.youtube.com/watch?v=DuKJu_3OZAs&feature=related), mas quando fomos á Fnac comprar os bilhetes já não havia. Para remediar a situação, como no dia anterior a Inês tinha alugado um DVD com um concerto deles, eu e o Pedro vimos um pouco do DVD enquanto jantávamos.

O estágio continua a correr bem. O trabalho propriamente dito ainda está na fase de leitura. A relação com os minhas colegas está cada vez melhor. A Valérie tem sido uma agradável surpresa nos últimos tempos. Tem se mostrado uma pessoa super simpática e bastante conversadora. Tem sido a minha professora de francês.Ehehe!! Ela e os meus restantes colegas já tiveram conhecimento da existência deste Blog( sim também já sabe que a chamei de Mademoiselle dos olhos verdes e lábios carnudos. Consegui escapar com vida, mas foi por pouco.Ehehe!!), e por isso um dia destes vou ter que fazer um post em francês .
O meu francês está a melhorar, pelo menos eu acho, apesar de bloquear muitas vezes durante os diálogos, não apenas por falta de vocabulário, mas também por parar para pensar na conjugação dos verbos. Mas com a prática isto vai desaparecer.

Este fim de semana foi sem dúvida bastante agradável e com algumas surpresas bastantes engraçadas.
No sábado de manha fui ao banco buscar o livro de cheques(sim que eu agora tenho cheques. Ehehe), e antes do almoço fui as compras ao Lidl e ao melhor supermercado que podia ter perto de casa, chamado Supermercado Portugal. À pois é meus amigos, perto da minha residência tenho um supermercado com produtos portugueses. Desde do pastel de nata, aos doces boca doce, passando pelas minis, vinho tinto, o bacalhau até à bandeira de portugal e os CD de Tony Carreira.Há de tudo.

Supermercado Portugal, mesmo ao virar da esquina.

Aprés-midi, eu, o pedro e a Inês fomos ver um concerto do Baptiste Trotignonum, um pianista francês, à Fnac de Bellecour( uma zona que fica entre a estação de Perrache e Hôtel Ville. Foi um espectáculo curto, mas bastante agradável. Agradável foi o que nós encontramos na rua quando íamos para o concerto. A cidade tinha ganho vida. Muitas pessoas na rua, com algumas bandas de musica, do género de Kumpania Algazarra( para quem não conhece é um grupo português) e a respirar-se boa disposição por todo o lado. Foi uma tarde bem divertida.


Foto que eu, a Inês e o Pedro tiramos com o pianista francês após o concerto.


Uma das "Kumpania Algazarras" que andavam a tocar pela rua.


Durante a tarde, uma vez mais fui confrontado com a simpatia do pessoal francês, quando o Florent convidou-nos a ir comer crêpes à casa dele. Fomos todos, excepto o Luís e a Clara.
Foi um soirée muito agradável. O Florent e a Nathalie (outra estagária francesa que trabalha no IFP) fizeram a "massa", enquanto a Valérie em conjunto com o Filipe, aka Akira, e a Inês fizeram os crêpes. Para acompanhar os crepes havia fromage, jambon, oeuf,sucre, citron, chocolat, banane et chantilly. Depois cada um fazia as misturas que queria. Ehehe!! A milena levou Cidra para bebermos e nós levamos uns pasteis de nata, comprados no Supermercado Portugal.Ehehe!!


O anfitreão, Florent, e a Nathalie a preparem-se para fazer a massa dos crêpes

O Akira a observar a Valérie a fazer os crêpes.

Susana, Leonor, Pedro, Milena e o "Fobado" do Espanhol.

Um individuo estranho que apareceu lá na casa do Florent. Ehehe!!

Depois do soirée na casa do Florent, alguns foram para casa e outros, incluido eu, fomos sair um pouco à noite. A Milena estava com vontade de ir dançar salsa, mas infelizmente não encontramos nenhum bar com musica adequada. Passeamos um pouco por Lyon e acabamos a noite num Peniche-bar(barco fluvial) a beber uma cerveja. Ao longo do rio Rhône existem varios peniches atracados, dos quais alguns são bares.

Os sobreviventes da noite(o Florent está a tirar a foto) de sábado dentro do Peniche-bar.

O Domingo foi passado em casa, infelizmente tinha que ler algumas coisas do estágio e limpar a casa. Esta atitude de pessoa responsável saiu-me caro porque ao limpar a casa bati com o joelho na quina da porta e ando aqui meio coxo (Tunes agora ja percebo o teu sofrimento.Ehehe!!)

Beijos e abraços

BouBou

2 comentários:

  1. Fico sobejamente orgulhoso por ser feita referência à minha pessoa nesta tua prosa, ainda que mesmo nas últimas linhas e da maneira jocosa com que tu me destrataste (segundo me consta isto é um termo Brasileiro pelo que tentarei ter mais cuidado em ser mais Português e no caso de recorrer a outros vocábulos distintos, ou apenas tentativa de, estes sejam mais afrancesados)...

    Continua nessa aprendizagem cultural e de algum modo também profissional apesar das fotos ridículas de certos indivíduos após o êxtase de receber um crepe. Continua os bons hábitos da cerveja e não te 'snobes' para aí em estilo 'franciú' a degustar copos de vinho em vez de uma boa 'mine'... Se bem que belas colheitas são boas de degustar e até não é uma ideia que me desagrade ;)

    Grande abraço man...
    P.S. - Vou tentar controlar-me para não fazer comments do tamanho dos teus posts :D

    ResponderEliminar
  2. Bem isso é que foi um fim de semana...tem mais é de ser, é aproveitar.
    Tb tenho de ver se começo a fazer alguma pesquisa, mas a preguiça não ajuda nada...
    Vou ficando por aqui à espera de mai notícias (que não vão tardar mt porque vou ler o outro post LOLO)

    ResponderEliminar