terça-feira, 10 de março de 2009

Lyon est une belle ville

Salut mes amis!!
ça vas bien?

Venho vos por a par das minhas aventuras de desaventuras! Tenho estado pouco tempo em casa por isso e que não tenho escrito. Desde já as minhas desculpas.
Já estou na segunda semana de estágio. E continua tudo a correr sobre rodas. O trabalho não tem sido muito exigente, e o meu francês melhora de dia para dia. Ehehe. A minha relação com o pessoal do IFP esta a evoluir positivamente. Até já a Valerie fala comigo. Ela tem sido bastante simpatica comigo ultimamente. Até me ensinou assim algum argot (calão) em francês. Alguns exemplos:
  • C'est bizarre (frase muito utilizada pelos franceses, que nós portugueses achamos imensa piada, que significa "É estranho" ) em calão diz-se C'est zarbi!! (Um à parte por falar em c' bizarre. O pessoal cá criamos um blog em conjunto. para quem estiver interessado em ver o endereço é: http://cest-bizarre.blogspot.com/)

  • Depois há uma "familia de palavras" que os franceses na gíria leêm do meio para o inicio, como Fête (festa) que eles dizem Teuf ou Femme (Mulher) que dizem Meuf (gaja).( Estes franceses são loucos!!)
  • Petard ( petard usados pelas claques de futebol) é usado também para designar o que nós chamamos de "charuto", vulgo charro.

Na quinta-feira passada eu e o resto do pessoal fomos beber uma cervejinha, caseira por sinal, com a Sabrina, para quem não sabe foi a nossa professora de Francês no IST. Fomos a um pequeno restaurante chamado les p'tits pères perto da do Hôtel de ville (câmara Municipal). Foi um fim de tarde bastante agradável.

O fim de semana foi quase todo aproveitado para visitar Lyon.
Lyon é a 2 maior cidade de França é atravessada por 2 rios, o Rhône e o Saône, em o segundo se une ao primeiro no interior de Lyon formando-se uma espécie de "península" que é onde eu habito.

Mapa de Lyon com refêrencia a zonas já visitadas.

Sábado de manha fui conhecer um pouco da zona Part-Dieu, que é zona mais comercial, onde aproveitei para fazer umas compras no Carrefour. Fiquei um pouco espantado ao encontrar uma parteleira com produtos portugueses, como Cáfe Delta, Doce Casa Mateus, Salsichas Nobre.Infelizmente era tudo muito caro e não comprei nada.
A tarde ressenti-me de dores no tornozelo, devido ao jogging que tenho feito ao longo do rio, e por isso fiquei por casa a descansar para a noite.ehehe.


A noite foi passada em Vieux Lyon, uma zona mais antiga, mas bastante engraçada.
Começamos a noite num Irish Pub na companhia do Caio, e de mais algum pessoal amigo dele. Mais tarde juntou-se a nós o Florent e 2 amigos dele, que nos levaram a conhecer os traboulles. Traboulles são passagens que ligam duas ruas paralelas, e que passam despercebidas a quem não conhece, uma vez que a entrada destes encontram-se aparentemente fechadas por portas. São construções típicas de Lyon e que foram utilizadas na 2ª Guerra mundial para os franceses combaterem os alemães.



Alberto, Florent e Isaure (amiga do Florent) à entrada de um Traboulle na Vieux Lyon.

Em França, os Domingos são dias bastante calmos, pois tudo está fechado, mas mesmo tudo. Este dia é aproveitado para estar com a família, passear um pouco ir ao cinema. Nós aproveitamos o domingo de manha para dormir. Ehehe.
A tarde fomos ter uma vez mais com a Sabrina, onde ela nos apresentou um pouco de Croix Rousse. Croix Rousse é uma zona que fica num pequeno monte, que segundo ela tem uma vista lindissima sobre Lyon, mas que nós não vimos porque encontramo-nos já um pouco tarde e aproveitamos para ver outra coisas. Primeiro ela levou-nos a ver uma pintura numa parede chamada, o Mur des Canuts e a conhecer os Traboulles de Croix Rousse. A Sabrina explicou-nos que a zona de Croix Rousse, era o local onde ser produzia seda e os Traboulles eram usados de forma a facilitar o transporte dos rolos de seda desde aquela zona até ao rio.



Mur des Canuts

Descemos a zona de Croix de Rousse até à zona do Hôtel de Ville, onde também se encontra a ópera,a praça Terraux e o Museu de Belas Artes. Infelizmente não tivemos muito tempo para apreciar este espaço.
Ainda tivemos tempo de ir ver outra pintura numa parede, onde estão representados as personalidades mais famosas de Lyon. Entre elas encontra-se Louis Pasteur, André-Marie Ampére, Irmãos Lumiére e Saint Exupéry.
Foi um fim de semana bastante interessante,o qual deu para conhecer um pouco melhor Lyon, mas espero conhecer ainda mais.


Interior de um Traboulle com a nossa querida "guia", Sabrina

Ontem a noite (09/03) foi realizado um jantar de Tugas, num restaurante chamado Flam's, onde comemos Flam's. Ehehe. Flam's é uma mistura genero de uma pizza, mas com uma massa mais fina e sem tomate. É bastante guloso. Mas o importante do jantar foi o convivio com alguns dos tugas que trabalham no IFP, nomeadamente o Victor Costa, Marco Aleixo, Tânia, o Bruno, a Ana e o Jorge que apesar de não ser português (é francês) foi ao jantar porque também ele estudou no IST. Espero que seja possivel repetir mais alguma vezes.

Sei que o post é bastante extenso e provalvemente está com bastantes erros, mas achei que tinha que contar tudo.

Um grande abraço para vocês todos, deste vosso amigo que tem muitas saudades vossas

BouBou

3 comentários:

  1. É sempre bom ir lendo novidades! Mesmo em ponto grande, não faz mal nenhum =D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Grande Boubou, é com grande alegria que vejo que tudo corre bem nessa vida de emigrante!
    Um abraço,
    Max

    ResponderEliminar
  3. Estou a gostar de ler as belas das expressões que eu tb fui aprendendo à pala dos franceses que tinha no meu trabalho :P

    Lolada!

    ResponderEliminar