segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mon appartement!!!

Allo pessoal!

Espero que estejam tudo bem e que vos esteja a correr tudo bem.
A minha vida por Lyon andou meio atribulada, mas finalmente acalmou e por isso aproveitei o sossego para vos dar novidades minhas.
O meu doutoramento como está no inicio, por isso eu não tenho grandes novidades a seu respeito. Continuo a ler bibliografia, neste caso reler o que li durante o estagio, uma vez que o tipo de modelização será idêntico. No entanto desta vez, quero compreender a fundo os métodos estocásticos, mas os seus princípios não são de fácil assimilação , daí eu estar a patinar um pouco nos mesmos artigos há 2 semanas.
Uma coisa que também não tem ajudado é as burocracias com que me tenho deparado. Primeiro foi a abertura do gás, que demorou mais uma semana do que devia, pois no primeiro rendez-vous, o funcionário da GDF (Gaz de france) recusou-se a abrir o gás, uma vez que ainda não tinha o fogão em casa. Então tive que esperar uma semana para o segundo rendez-vous.
Depois foi a inscrição na escola doutoral, em que tive dois contratempos. O primeiro foi a assinatura do director do laboratório, que também demorou mais uma semana do que o previsto. O segundo problema foi com a aceitação do meu certificado de mestrado, o qual foi me exigido que fosse traduzido e autentificado. Perdi quase um dia para encontrar um tradutor oficial e quando encontrei, vim a descobrir que a tradução me custaria 55€. Como achei demasiado caro, tive que encontrar uma solução menos dispendiosa. Fiz eu mesmo a tradução com a ajuda do Vincent (antigo colega de escritório), pedi ao meu director de tese um atestado em que ele estava de acordo com a tradução e depois de regatear com a senhora do secretariado da escola doutoral, consegui que fosse aceite o meu diploma sem ter que dispensar um "tusto".
Além destas burocracias, o que me tem ocupado muito o tempo é a minha casa. Apenas estou a viver nela há uma semana e meia. Apesar de ainda faltar algumas coisas, ja tenho o apartamento um pouco mobilado, mas com quase todas as coisas em segunda mão. Primeiro comprei a cama com estrado e colchão, duas mesinhas de cabeceira, uma mesa de refeições com quatro cadeiras à Joana e ao Ricardo (um casal de Tugas que estão a viver em Lyon, sendo que a Joana trabalha no IFP), comprei o fogão ao João e a Ana (Outro casal, sendo o João quem trabalha no IFP) e a maquina de café (electrodoméstico indispensável. ehehe) ao Nuno. Depois, o Agustin, que é um mexicano muito simpático que esta a fazer um pós-doutoramento no IFP sobre o mesmo tema da minha tese ( penso que falei dele no Blog durante o estagio) ofereceu-me um frigorífico e uma televisão. Os antigos moradores do meu apartamento também me deixaram algumas lembranças: Moveis da casa de banho, uma mesa, um pequeno móvel de cozinha e duas plantas carnívoras (ehehe). No fim de contas, o móvel para a televisão foi a único móvel que comprei novo.
Além desta azafama toda, ainda tenho passado algum tempo em soirées na casa dos Tugas, nos treinos de Futebol ( voltei à equipa do IFP), em limpezas ou em compras para a casa. Também fui ao cinema ver o The Box, mas fiquei um pouco desiludido.
Também tive a visita Valérie no fim de semana do 21 e 22/11, o qual foi um fim de semana bastante agradável.
Esta tem sido a minha vida por Lyon. No proximo fim de semana vou a Nancy ter com o Florent para festejar o seu aniversario, o que me vai permitir passar mais uns dias com a Valérie:). Nesse domingo parto para Paris, para as jornadas de integração dos thèsards (doutorandos) do IFP, que vão ocorrer no domingo e na segunda-feira.
Ando de me despedir, vou-vos apresentar um pouco a minha casa através de algumas imagens.


Planta do meu apartamento.


Cozinha com fogão comprado ao João e a Ana, a Mesa e o movel dos antigos moradores.

Varanda com o belo estendal e com as minhas plantinhas de estimação (pequenos vasos no lado direito).


Sala com mesa comprada à Joana e ao Ricardo


Televisão amavelmente oferecida pelo Agustin.


Quarto com a bela da cama e das mesinhas de cabeceira.


Sala de banho. Que belos moveis que eles deixaram.Ehehe


WC!! Em França é tipico a sanita estar numa divisão separada da casa de banho. Assim uma pessoa não tem que "papar" com odores esquisitos enquanto toma banho. Espertos estes franceses. Ehehehe!!


Espero que tenham gostado das fotos.
O meu regresso a Portugal será dia 23 de Dezembro. Espero vos encontrar nessa altura e que possamos fazer uma bela de uma jantarada.
Beijos e abraços

à bientôt

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O inicio de uma nova vida!!!!

Salut mes amis!!!

Antes de mais quero agradecer a todas as pessoas que responderam ao meu email e que me desejaram boa sorte para o doutoramento. Desejo-vos felicidades para a vossa vida e que tudo vos corra bem.
Como vou disse no email, vou ressuscitar o blog, no qual vou tentar manter-vos informados sobre o que se vai passando por Lyon. Nesta "segunda vida" irei escrever (ou tentarei escrever) alguns posts em francês, para quando vocês vierem-me ver, já estarão familiarizados com a língua. ehehehe
Durante a minha ausência no blog, passaram-se bastantes coisas.Tornei-me Mestre (ehehe), fiz de guia turístico, pois recebi visitas do pessoal de França (Valérie, Florent, Milena et Matthias), comecei a namorar com a Valérie e ainda fiz anos. Foram umas férias e pêras!!

Estas duas ultimas semanas em Lyon, foram passadas à procura de casa.Na primeira semana andei a percorrer todas as agências imobiliárias de Lyon, com o Florent e quinta-feira dessa semana consegui encontrar uma casa que convinha. Como as burocracias em França são quase tão irritantes como em Portugal, apenas quarta-feira desta semana me foi dito o "sim" para o aluguer a casa.
Uma vez que já tinha casa confirmada, aproveitei os últimos dias de férias para ir a Cherbourg que fica na Normandia (Norte de França) ter com a Valérie, pois ela vai passar la o próximo ano e meio. Cherbourg é uma cidade pequena à beira-mar com casas típicas em pedra e a qual apresenta algumas referencias à 2° guerra mundial, uma vez que foi um dos pontos de desembarque. Foi bastante agradável passar alguns dias com a Valérie antes de começar a tese no IFP.

Por fim chegamos ao dia de hoje, 2 de Novembro de 2009, dia em que começei a minha nova vida no IFP, vida de thesard. Foi um dia bastante tranquile. Cumprir algumas burocracias no departamento dos recursos humanos e com o meu responsável. Conhecer o meu novo bureau, o qual vou partilhar com o Espanhol e rever algumas pessoas.
Amanhã vou assinar o contrato da minha casa e quarta-feira já terei as chaves da casa. Estou bastante ansioso para ter acesso ao lugar ao qual chamarei de "lar" nos próximos 3 anos...

Pessoal, até ao proximo post.

A bientôt!




quinta-feira, 27 de agosto de 2009

C'est Génial...

Salut mes amis!!!!
Hoje foi um dia complicado e ao mesmo tempo genial!!!
Hoje de manha fiz a minha apresentação do estagio ao IFP e correu bem, mas a maioria das pessoas nao perceberam grande coisa. O tema não é facil e explicado por mim em francês também nao ajuda muito.Mas importante é que correu bem.
Mas se a manhã foi boa a tarde ainda foi melhor.
Finalmente fiz a minha entrevista para a tese no IFP e...FUI ACEITE!!!!
E certo que os proximos 3 anos serão passados em Lyon.
Eu chego a Portugal dia 31 de Agosto por volta do meio dia e depois vou directamente para Evora.

Beijos e abraços para todos

A bientot

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Gran Torino, la musique..


Um dos meus primeiros posts foi sobre este filme e um dos ultimos será sobre a musica associada a ele. Pela mais diversas razões este filme estará sempre associado ao meu estágio no IFP e confesso que nos ultimos dias esta melodia tem "deambulando" dentro da minha mente...
Deixo-vos aqui com o video e a respectiva letra.
Beijos e abraços



Realign all
The stars
Above my head
Warning signs
Travel far
I drink instead
On my own
Oh,how I've known
The battle scars
And worn out beds

Gentle now
The tender breeze
Blows
Whispers through
My Gran Torino
Whistling another
Tired song

Engines humm
And bitter dreams
Grow
Heart locked
In a Gran Torino
It beats
A lonely rhythm
All night long

These streets
Are old
They shine
With the things
I've known
And breaks
Through
The trees
Their sparkling
Your world
Is nothing more
Than all
The tiny things
You've left
Behind

So tenderly
your story is
Nothing more
Than what you see
Or
What you've done
Or will become
Standing strong
Do you belong
In your skin
Just wondering

Gentle now
A tender breeze
Blows
Whispers through
A Gran Torino
Whistling another
Tired song

Engine humms
And bitter dreams
Grow heart locked
In a Gran Torino
It beats
A lonely rhythm
All night long

May I be
So bold and stay
I need someone
To hold
That shudders
My skin
Their sparkling
Your world
Is nothing more
Than all
The tiny things
You've left
Behind

So realign
All the stars
Above my head
Warning signs
Travel far
I drink instead
On my own
Oh
How i've known
The battle scars
And worn out beds

Gentle now
the tender breeze
Blows
whispers through
A Gran Torino
Whistling another
Tired song

Engines humm
And bitter dreams
Grow
Heart locked
In a Gran Torino
It beats
A lonely rhythm
All night long
It beats
A lonely rhythm
All night long
It beats
A lonely rhythm
All night long...

domingo, 2 de agosto de 2009

O ultimo mês...

Pois é...Já só falta um mês para o meu regresso a Portugal. Um mês que promete ser bastante complicado..A tese, entrevista(espero eu), o adeus a pessoas que nos acompanharam e ajudaram nestes meses por terras gaulesas..
No ultimas duas semanas tive duas visitas a Lyon que me deixaram bastante feliz. O Tunes e a Valérie. Começando pelo Tunes. Foi bastante agradavel tê-lo por cá. Deu para matar saudades do seu sentido sarcástico e da sua bela companhia.Ehehe. Foi pena ter vindo tão tarde, pois infelizmente não pude estar a tempo inteiro com ele, pois tive que trabalhar um pouco. Mas penso que mesmo assim consegui mostrar as partes mais interessantes de Lyon(mesmo que por vezes de forma "pouco" organizada. ehehe) e assistir a um ou dois concertos.. Ainda fomos a Annecy ( para quem seguiu o Tour de France é a localidade onde ocorreu o contra-relógio), uma pequena cidade que apresenta algumas semelhanças a Veneza devido aos seus canais.
Um facto curioso é que o jovem Tunes ao dos 7 dias que cá esteve falava francês quase tão bem como eu. Se ele ficasse cá duas semanas ia me sentir envergonhado, pois certamente falaria francês melhor que eu.. Ehehe

Tunes no Traboule da Croix Rousse.



Isto é que se chamava falar para a parede.eheh


As velo'v em Lyon dão cá um jeitão...


Tunes com uma vista magnifica de Lyon.



Annecy, la petite Venice!!


A segunda visita foi da Valérie, la mademoiselle aux yeux verts et aux lèvres charnues. O seu regresso a Lyon foi mais cedo do que era previsto, pois foi lhe marcada uma entrevista de emprego mais cedo que o esperado. Felizmente correu bem e conseguiu ficar com o lugar.Fiquei bastante contente por ela.
Ela esteve cá uma semana e meia, e deu para visitar alguns sitios que ela não tinha visto em Lyon, como o mur des canuts e a parede com as personalidades famosas de Lyon, que incrivelmente não conhecia. Ainda deu para ir a uns concertos e fazer umas jantaradas. Ela partiu hoje para o sul de França para ir fazer praia. Um gajo a destilar em Lyon com calores de morte e alguns a ir para a boa vida. GRRRR.Como a odeio!!!!

Olha para mim a fazer pose para a fotografia!!Ehehe

Virginie, Valérie et Moi no piquenique na Bérge do Rhône.

Ainda de referir que recebi este mês uma encomenda de Portugal que me deixou bastante feliz. O Zé Tó, para quem não conhece é o jovem que vivia comigo em Lisboa, enviou-me um queijo e o chouriço alentejano em conjunto com um CD de fotos do "velho" Leirão. Devo dizer que o queijo e o chouriço me souberam bastante bem.Ehehehe

Em relação ao estágio e à tese, as coisas vão mais ou menos. Já avançei um pouco na tese, mas nao aquilo que eu queria.Confere que ter que escrever a tese em inglês não facilita a coisa. Ja o meu futuro está um pouco mais definito, mas não totalmente. Após ter esperado e desesperado, fui falar com o promotor da tese que me disse que para já seria o unico do candidatos que ir à entrevista com a direcçao cientifica do IFP. Infelizmente, não sei quando será, mas eu começo a achar que terei vir em Setembro a França para vir fazer o raio da entrevista. BAHHH!!
Entretanto, bastantes pessoas começam a acabar o estágio entre elas, Milena, Caio, Tarek e o Vincent. Cada um à sua maneira foram importantes para o meu bem estar no IFP. Desejo-lhe as melhores felicidades e que lhes corra tudo bem no futuro.

Por fim, devo dizer que este mês de Agosto, não devo postar( ou se o fizer e com messagens curtas), pois vou andar cheio de trabalho.Peço desculpas antecipadas por isso.
Beijos e abraço a todos

A Bientôt

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O desespero..

Pois é assim que tenho passado os ultimos tempos, em desespero sem conseguir definir o meu futuro...

No global todas as entrevistas correram bem e senti-me relativamente confiante.
Após as entrevistas dizeram-me que no final dessa semana me dariam uma resposta. Para a segunda tese isso aconteceu e dizeram-me que foi outra pessoa que ficou com a tese. Mas para a primeira, a qual eu quero mesmo fazer, continuo sem saber nada. Esta sensação de incerteza e ao mesmo tempo de impotencia por não poder fazer nada para alterar esta situação tem me deitado um pouco abaixo...
A semana passada falei com o promotor da Tese que me disse que ainda não estava decidido,mas que seria para breve.Veremos...

Para ajudar "à festa", andei umas semanas sem internet, o que me deixou ainda mais "caustico" que o normal. Foi um dos factores que me impediu de escrever mais cedo. Outro factor foi a tese. Tenho andado a tentar avançar com isto, mas não está facil. A minha dificuldade de escrever em ingles associado à minha natural lentidão na escrita, não tem permitido avançar muito. Mas mais vale escrever pouco do que nada... Ehehehe

Agora a diversão também abrandou, mas tento aproveitar um pouco...
Ultimamente tenho feito algumas compras, pois não tenho roupas de verão em Lyon, dai aproveitei os saldos. Aproveitei tb esta onda consumista e comprei mais um chapeu..ehhehe
No dia 5 deste mês fui a um concerto do festival de Jazz em Vienne (uma pequena localidade perto de Lyon) , com o Pedro e a Inês. Apesar de ser um festival um pouco caro, pois um bilhete varia entre 30 a 34€ por dia, valeu a pena cada centimo. Os concertos ocorrem num grande anfiteatro Romano a partir das 18h. A orientação do anfiteatro permite-nos ver os concetros ao mesmo tempo que vimos o por do sol. É algo que vale mesmo a pena.
Vimos dois concertos. O primeiro de um americano que é cego, mas que toca guitarra, canta e ainda imita na perfeição o som de um trompete, chamado Raul Midon. O seu estilo de musica assemelha-se ao soul. Gostei bastante deste concerto, especialmente pela forma como ele interage com o publico. O segundo concerto, e a razão pela qual fomos ao festival, foi de um trio compostos por 3 dos melhores baixistas da actualidade, Stanley Clarke,Marcus Miller e Victor Wooten (SMV). A acompanhá-los havia um baterista e um teclista,também eles muito bons. Foi um concerto exceptional. As pequenas "batalhas" entre os baixistas, o solo do Victor Wooten, a actuação do Marcus Miller não só com o baixo, mas também com Clarinete baixo (instrumento que se assemelha fisicamente a um saxofone) assim como a actuação do Stanley Clarke com o contrabaixo tornaram este concerto algo inesquecivel. Adorei bastante aquele fim de tarde...




Concerto de Raul Midon com o Sol ainda a fazer-nos companhia.


Por do Sol ao Som de SMV. Magnifique!!!


Stanley Clarke, Marcus Miller e Victor Wooten a dar espetaculo. E que espetaculo...


Inês, Pedro e Eu, com o meu novo chapeu em Vienne

Este fim de semana que passou, despedimo-nos do Caio, o brasileiro companheiro de escritorio do Pedro, pois findou o seu estágio.Também aproveitei para limpar a casa, pois neste proximo fim de semana vou receeber a minha primeira e possivelmente unica visita em Lyon. O jovem Tunes vem-me visitar na minha semana de férias, pois a proxima semana o IFP fecha. Todo os tugas vão andar a passear e eu vou ficar por Lyon. Primeiro pela visita e depois para trabalhar..Andei na boa vida durante o estagio, agora à que sofrer consequencias....ehehe

A Bientôt

quarta-feira, 1 de julho de 2009

As entrevistas!!!

São 8:45 em França e estou no meu bureau numa pilha de nervos.
Estou a preparar as minhas 5 ENTREVISTAS de hoje. (2 para a tese a que me candidatei e 3 para a segunda tese em que eu estava interessado e os seus responsaveis quiseram que eu me candidatasse).
Eu estou sem net em casa por isso não puderei dizer nada ate ser restabelecida a ligação. Quando voltar a ter eu direi como se passaram as entrevistas.
Bom resto de semana para todos

A bientôt

segunda-feira, 29 de junho de 2009

A bientôt mademoiselle aux yeux verts et aux lèvres charnues!!

La dernière semaine a passée avec un sentiment de tristesse car Valérie, la mademoiselle aux yeux verts et aux lèvres charnues est parti.

Au début de mon stage, elle ressemblait à une personne très fermée qui n'aimait pas parler avec moi. Heureusement, c'était seulement qu'une pure illusion. Après un mois de stage, c'était elle qui parlait plus avec moi. En effet, si aujourd'hui je réussis à parler et écrire (même pas bien) en français c'est grâce à Valérie , ma professeur de français.

Pendant son stage, on a passé des moments drôles dedans et dehors de l'IFP avec Virginie, Florent et Milena. Virginie et moi n'oublierons jamais l'animation créée par elle dans le bureau avec nos discussions ou quand a joué le petit-bac (Le jeu du STOP au Portugal) ou même quand elle disait "je vais faire une liste" ou "je m'ennuie". Où est-ce que Florent va trouver un Task Manager comme elle?Ehehe

Les dernières semaines, entre faire du canoë en Ardèche, voyage a Albiez, fête de la musique et repas chez tout le monde, on a essayé de profiter le plus possible ensemble. Mais on savait que ce jour allait arriver.

Ca été une grande tristesse pour tous les stagiaires français et moi de voir partir Virginie (Oups!!! Valérie. Eheheh), mais avec la promesse de revenir le plus vite possible.

Elle nous manquera beaucoup!!

A bientôt mademoiselle aux yeux verts et aux lèvres charnues!!



Une des premières fête avec les portugais. Toujours me voler le chapeau!!



Valérie avec les stagiaires étrangers.


Valérie en Ardèche!!


Le week-end dans la montagne!!Il y a trop des personnes sur un lit!!Ehehe


Le dernier week-end ensemble pour la fête de la musique!!!


La dernière soirée chez moi!!


Le diner dans le restaurant "Chez Mounier".


Valérie avec son nouveau chapeau!!


Le bureau va être vide sans Valérie!!

Ps: Je remercie à Virginie pour corriger le post.

Finalmente a entrevista!!

Salut mes amis!!!

Esta semana que passou foi sem duvida das mais marcantes desde que estou em Lyon.
Finalmente fiz a primeira entrevista para a tese a que me candidatei. O promotor da tese (jan Verstraete) enviou-me um e-mail na quinta a perguntar se eu podia fazer a entrevista na sexta. Infelizmente so vi o mail sexta de manha. Mesmo sendo muito em cima decidi fazer a entrevista nesse dia. A entrevista podia ter corrido melhor, mas também podia ter corrido pior. Curiosidade das curiosidades, os dois candidatos actuais à tese, sou eu e o Dionisio, e este vem quarta fazer todas as entrevistas (nao sei se serao 2 ou 3). Eu quarta também devo ter as entrevistas que me faltam. Mas como diz o Zé Povinho: "Amigos, amigos negocios à parte". Gostava mesmo de ficar com esta tese, pois esperei todo este tempo por ela.
Também ja comecei a redigir a minha tese, mas ainda não adiantei grande coisa.

Esta semana que passou foi passada quase toda com os franceses (as minhas sinceras desculpas ao pessoal portugues em Lyon pela minha ausência), pois foi a ultima semana da Valérie em Lyon. Tentamos passar o mais tempo possivel com ela, para tentar disfarçar a tristeza que sentiamos por ver uma amiga partir.
Terça-feira passada, fizemos um jantar em minha casa, onde comemos comida tipica portuguesa (chouriço, queijo, bacalhau a braz) acompanhado de umas sagres e super bocks.
Quarta-feira, fomos jantar a um restaurante, chamado chez Mounier. Infelizmente, não correu tão bem como esperado, apesar de termos comido bem, pois o serviço era lento e ja não foi possivel ir beber um copo como tinhamos planeado.
Na sexta-feira fomos jantar à casa do Florent, onde passamos os ultimos momentos juntos. Apesar de tentarmos divertirmo-nos (muito graças às piadas e graçolas do Florent), havia sempre uma certeza tristeza no ar, pois estavamos consciente que seria mesmo a ultima noite juntos e também pela ausência da Virginie . Como prenda de despedida ofereci-lhe um chapeu (pois a francesa andava-me sempre a roubar o chapeu.Lol), e fomos todos dar um pequeno passeio por Gerland. Depois voltamos a casa do Florent, onde os franceses se despediram dela. Eu depois acompanhei-a até à porta de casa dela, onde me despedi dela. Apesar de a conhecer apenas à 4 meses, foi uma pessoa bastante importante para mim pois sem ela não tinha conseguido integrar-me com tanta facilidade. Foi com grande tristeza que lhe disse adeus nesse dia.

Dos poucos momentos que tive com a malta Tuga, foi na prova de voleibol dos Jeudis d'Alsip. Infelizmente não correu muito bem, pois perdemos todos os jogos e ainda por cima fiz uma pequena entorse no tornozelo direito, mas nada de grave. Outra coisa que me deixou triste nesse dia foi sentir uma certa desunião da nossa equipa. Nas outras provas, modestia aàparte ,eramos a equipa mais animada e unida, pois estavamos sempre a puxar uns pelos outros. E nesse dia isso não aconteceu.

Por fim, neste fim de semana tivemos a visita da Marta e do Bart e por isso omos almoçar no sabado a residência do Luis, Akira, Leonor e Clara. O Luis fez dois pitéus divinos.Um bacalhau à braz que estava mesmo como eu gosto e uns rojões de porco muito saborosos.Estes ultimos foi pena estarem ja frios. Foi um almoço bastante simpatico e com muita risota a mistura, muito graças as palhaçadas do Huile (Akira). Ehehe.
Um pequeno à parte, relativamente ao ultimo post.Eu referi que havia 3 pessoas garantidas para o ano no IFP, mas esqueci-me de referir a 3° pessoa.Essa pessoa é o Akira (isto é o problema de escrever post's de 2 em 2 semanas).

O proximo post que vou escrever vai ser em francês, pois sera a falar sobre a Valérie. Para quem for ler espero que não tenham muito trabalho a traduzir. Ehehe

A bientôt

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Muitas coisas (não) aconteceram...

Allo Malta!!!

Passaram bastantes coisas nestas duas ultimas semanas, mas a que eu queria mesmo que acontecesse, não aconteceu.Enfim!!Mas voltando duas semanas atràs...

Nessa quinta-feira voltamos a ter mais uma actividade desportiva no challenge dos Jeudis d'Alsip, o Squash/badminton. Não podia ter corrido pior, pois não conseguimos passar da fase de grupos (o que já era de esperar dada a fraca aptidão da nossa equipa para estas modalidades) e a comida que foi servida foi pouca e nada de especial comparada com as outras modalidades. Mas para mim valeu a pena participar só para poder experimentar o Squash!!
Como disse no ultimo post, nessa semana ia falar com o promotor da tese (Jan Verstraete) mas infelizmente não consegui. No entanto, existe um mexicano que está a fazer um post-doc e que tem sido o "meu informador". Ele disse-me que a entrevista com indiano não correu bem e que nem o responsável da tese nem o chefe de departamento gostaram dele. Foi uma boa noticia para mim, pois aquele que parecia ser o mais forte candidato ao lugar tinha acabado de ser eliminado. Também me disse que a minha entrevista seria em principio na semana seguinte. Mas eu precisava de saber isso de forma oficial e como não consegui falar com o Sr. Verstraete na sexta, fiquei bastante inquieto, pois não sabia quando seria a minha entrevista.
Nesse fim de semana fui de novo para a montanha com Florent, Milena, Pedro, Inês, Valèrie,Virginie e o Vincent, pois esse foi o ultimo fim de semana inteiro que passamos com a Valèrie, pois ela está a acabar o estágio. Apanhamos uns banhos de sol, joguei pela primeira vez à petanque (e fixe para passar o tempo), jogamos tenis, fizemos um churrasco (que não correu as mil maravilhas, pois a carne nao ficou totalmente bem grelhada.ehehe). Foi um fim de semana divertido. Para mim não foi mais pois andei meio irritadiço pelo facto de não saber (de forma oficial) a situação da tese.
Na segunda-feira seguinte, consegui falar com o Sr. Verstraete, que me disse que iamos fazer a entrevista essa semana, mas não me disse o dia certo, mas que depois me diria. Também me disse que eu teria mais duas entrevistas(chefe de departamento e o responsável da tese ( Investigador numa das universidade de Lyon), mas não sabia quando. Andei a semana toda a preparar a entrevista, mas em vão, pois ele não me voltou a dizer nada. Continuo neste impasse que cada vez se torna mais insuportável, pois não consigo definir o meu futuro e continuo sem saber se devo esperar ou andar sempre a chateá-lo??Estou a começar a perder a paciência para esta situação...
Mas nem tudo correu mal essa semana, pois foi a vez do futebol nos Jeudis d'Alsip. Ficámos em 3º lugar, onde em 7 jogos apenas perdemos um. Senti-me bastante orgulhoso da nossa prestação. Ainda tivemos mais uma excelente novidade que foi a Susana ter garantido a tese no IFP. Já são 3 de nós que vão cá ficar. Espero tb conseguir.:)
Na sexta feira a noite fomos até a casa do Akira festejar os seus anos, ontem tiveram 14 pessoas em 18 m2 . Foi um serão bem passado, apesar de para mim ter sido curto, pois no sabado tinha que me levantar cedo.

No sábado fui até as Antibes, uma localidade no Sul da França (do genero de vilamoura num algarve mas com mais classe), onde os meus tios estão lá a trabalhar. Adorei fzer de novo aquela viagem de comboio ao longo da côte d'azur, pois fez-me viajar no tempo até ao ultimo Verão quando fiz o interrail. E sem duvida umas das costas mais bonitas da Europa.
Mas o que gostei mesmo foi de estar com os meus tios, saber que estão bem e que a vida lhes corre bem. Consegui matar saudades de comidas portuguesas e de ouvir um bom sotaque alentejano.:) Infelizmente não consegui passar lá muito tempo, pois tinha que regressar a Lyon relativamente cedo e o bilhete mais barato que encontrei obrigou-me a partir domingo as 9 da manha.

Eu e os meus tios.


Belos mergulhos que dei nesta piscina.ehehe


A casa onde os meus tios trabalham. E isto e uma casa de férias.quem pode, pode..

No domingo ao serão tive um jantar na casa da Pauline com os franceses e depois fomos para a rua aproveitar a fête de la musique. Neste dia, são espalhados vários palcos por Lyon , onde bandas de musica, dão os seus espetaculos. Existe uma diversividade de musica pela cidade, que vai do hip-hop ao jazz, passando pelo rock, house, e ritmos latinos. Foi nesses ritmos latinos que acabei a noite em Vieux Lyon a dançar ( ou a tentar dançar) com as francesas. Eheheh. Foi uns dos serões mais animados que eu passei em Lyon.


Pauline, a anfitriã e Valérie, la voleuse des chapeaux.


Depois de tantos cocktails o resultado é este.Ehehe

A malta que mais vibrou nessa noite.Olhem-me estas carinhas...ehehe


Eu e as francesas. Só estilo...ehehe

à Bientôt


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Salut a tout le monde!!!
Comme vous allez? J'espere que bien.
Eu continuo bem e continua tudo a correr bem. O estágio vai indo e até agora sem grande problemas.
Em relaçao ao doutoramento, continuo a espera da minha entrevista, mas já falei com o responsável da tese e ele disse-me que esta semana ia começar as entevistas com um individuo indiano e que esta sexta feira ele me dizia qualquer coisa. Entretanto surgiu foi me apresentada uma nova tese no IFP que me interessou bastante e se nao conseguir ficar com a primeira vou me candidatar a segunda. Mas sexta-feira já terei mais novidades.

Da ultima vez que aqui escrevi(há duas semanas!!!), disse que ia fazer canoagem em Ardeche, e assim foi.Na sexta-feira, Florent,Virginie,Valérie,Milena,Vincent e eu partimos em direcção a Ardeche. Apesar de alguma chuva que apanhamos no domingo, conseguimos canoar dois dias(sabado e segunda), primeiro dia 18km e o segundo 26 km, apanhar uns banhos de sol, fazer uns piqueniques. O mais bonito é mesmo a paisagem, como grande falésias, estruturas rochosas e os vilarejos, nos quais as casas em pedra se encontram no limiar das fálesias parecendo que estão prestes a tombar. Depois os rápidos que existem ao longo do rio, dão para apanhar alguns sustos e por vezes obrigando-nos a cair à água. Eu e a Valérie, que era a minha parceira na canoa, caimos 3 vezes, em que numas dessas quedas perdi os meus óculos de sol. Fiquei uma beca deprimido, pois gostava bastante daqueles oculos.
Mas foi sem duvida um fim de semana bem passado.


Milena e Virginie a indicarem o percurso do primeiro dia. Foi bastante longo.

Valérie et moi, le meilleur double faire du canoë.Ehehe!!!!


Pausa a meio do percurso para almoçar e descansar um pouco.


Virginie e Vincent na sua canoa.Estava na hora de partir!!

Durante a semana passada, ocorreu mais um dia do Jeudi d'Alsip em que desta vez a modalidade foi o Ténis. A maioria de nós não nos correu muito bem, a mim em especial, pois não ganhei um unico jogo. Mas tendo em conta que foi a terceira vez que joguei ténis não foi assim tão mau. A nossa equipa "Nhecos" o mais longe que chegou foi as meias finais dos debutants (principiantes), com o Nuno,Susana e o Luís. Nas o melhor foi o convivio que existiu durante o torneio, com toda a gente a fazer a festa e nós a dar espectáculo quando a nossa equipa jogava. Cada vez que a nossa equipa "vencedora" fazia um ponto os outros começavam a gritar: NHHHEEECCOOOOSSSSS!!!! Foi uma tarde muito bem passada.

Tânia e Espanhol, a dupla de confirmé (não-principiantes) dos Nhecos em acção.


Nuno e a Susana, 2 dos 3 elementos da equipa "vencedora" dos Nhecos.

Ainda durante a semana passada ficou-se a saber que o Espanhol vai cá ficar a fazer doutoramento, entao sexta feira fomos para casa do Marco jogar um torneio de setas e comer uns petiscos para comemorar.
O dia de sabado foi passado todo na casa do Nuno e da Tania a comemorar os seus aniversários, em que ouve comes e bebes, prendas jogos de sociedade, jogo da selecção,poker e até aulas de guitarra ( o Pedro esteve a dar umas aulas à Leonor.ehehe). Foi um dia muito divertido com quase todos os tugas reunidos.

Esta semana vai ocorrer mais uma quinta feira desportiva, em que desta vez vou experimentar um Squash. Este vai ser mesmo a estreia. Espero conseguir sair de lá vivo, no minimo.eheheh.

À Bientôt


quinta-feira, 28 de maio de 2009

Meio caminho...

Pois é meus amigos, a minha "breve" estadia pelas terras gaulesas já chegou a "meio caminho".
Não sei qual é a vosssa impressão, mas eu tenho a sensação que estes 3 meses passaram a voar.
Isso não significa que não tenha saudades vossas.Tenho e muitas. Mas a verdade é que quando nos sentimos bem num sitio, não damos pelo tempo passar.

O balanço destes 3 meses foi bastante positivo. A adaptação ao país dos "avecs" não podia ser melhor. Tantos os franceses como os portugueses tem sido excepcionais, uma vez que nos tem apoiado no que podem. Quem dá o que pode a mais não é obrigado.:P
A aprendizagem da lingua francesa está num nivel mediano.Inicialmente, a maioria da pessoas assimila bastantes palavras e expressões o que permite uma comunicação aceitável, mas com bastantes falhas. No entanto, nesta altura para se evoluir (pelo menos é o que eu penso) é necessário estudar um pouco a gramática e a conjugação dos verbos, mas infelizmente eu não tenho muita paciência para isso.:P Mas os franceses percebem-me e eu percebo-os (mais ou menos) e isso é que é importante.
Em relação ao estágio,(isto não é só boa vida) esta a ir bem, penso eu. Acabei de ler os codigos e comecei a fazer simulações, o que me tem deixado mais entusiasmado. A tese continua na mesma.Ainda não comecei a escrever nada, mas tenho andado a ganhar coragem para começar. mas não está fácil.Ehehe
Já sobre o doutoramento, continuo à espera de saber quando serão as minhas entrevistas,por continua tudo em "águas de bacalhau".

Desde a ultima vez que escrevi,(foi a bastante tempo, eu sei.Peço desculpa por isso) passaram-se algumas coisas, umas melhores que outras. Há dois fim de semanas, fiz um jantar em minha casa com as minhas colegas de escritório,Válerie e Virginie, mais a Milena. Após o jantar juntaram-se a nós o Pedro e a Inês e fomos os 6 ao Museu da "Impremerie", pois nessa noite todos os museus em Lyon estavam abertos. Infelizmente só conseguimos ir a um, mas este foi bastante interessante. Eu gostei de ver as velhas maquinas de impressão, assim como as antigas impressões. Ainda nesse fim de semana, fui jogar pela primeira vez ténis, com o Espanhol,Susana,Jorge e o Nuno, para nos prepararmos para um challenge, chamado Jeudis d'Alsip que eu mais abaixo irei explicar melhor. Não tenho jeito nenhum para este desporto. Requer bastante tecnica, que eu não tenho, mas mesmo assim foi uma tarde bem passada.
Na terça feira da semana anterior foi a um barbecue na casa dos pais da Virginie nos arredores de Lyon(peço desculpa mas não me lembro do nome da localidade), com a Virginie,Válerie,Milena,Florent,Vicent (namorado da Virginie) e a Pauline (uma estágiaria francesa do IFP). Foi um serão bastante agradavel, onde comemos uns grelhados, umas saladas frias ( saladas parecidas com maionese ou salada russa, mas com massa e arroz.E dificil de explicar-vos), marshmallows e bebemos cerveja e vodka polaca.
Nessa mesma semana(semana passada) apenas trabalhei 3 dias, pois 5ª feira foi feriado em França e no IFP fizeram ponte. Por essa razão, houve muitos pais a virem a Lyon. Quinta feira jantei na casa do espanhol mais a sua mãe.Deu para matar saudades de uns belos enchidos e presuntos. Tivemos a falar até as 3 da manha. A mãe do espanhol (que também é espanhola e chama-se Marina) é uma senhora espetacular. Tenho grande respeito e admiração por ela, pois não existem muitas pessoas que me conhecem há tão pouco tempo e me tratem tão bem.Até me trouxe uma caixa de chocolates de Portugal e tudo.É uma querida.

No sabado de manhã fui cortar pela primeira vez o cabelo em França.Inicialmente estava um pouco receoso, pois não sabia se ia conseguir explicar o que queria, mas felizmente correu tudo bem.O pior foi mesmo o preço, 20,5€. ehehe
Ha noite, fiz um jantar em casa com o espanhol e a respectiva mãe e mais o Nuno. Fiz uma vez mais o alho francês a braz, pois o Alberto curte do prato e queria que a mãe dele também provasse. E como sobremesa fiz uma arroz doce. Mas o melhor foi mesmo a bebida. Comprei um vinho tinto Marques de Borba que eu e o nuno despachamos sozinhos. Soube que nem ginjas. após o jantar, apareceram o Pedro,Inês, Akira,Clarae a Susana com os respectivos pais. Comememos, bebemos, conversamos, rimos e passamos um serão impecável. O maior inconveniente foi o calor que se fazia sentir nessa altura. Esse fim de semana atingiram-se 35ºC em Lyon. Pode parecer estranho vindo de um alentejano, queixar-se do calor, mas a verdade é que este calor fazia-se sentir num ambiente humido o que se torna bastante desconfortável. Penso que vamos sofrer um pouco com o calor aqui por estas bandas.
Durante esse fim de semana, não se passou nada mais de relevante,excepto a pior coisa que me aconteceu em França. O meu portatil compaq foi à vida. Não aguentou o calor. Agora tenho que me aguentar no meu EeePC com um ecran de 8''.ehehe.

Ontem foi a final dos campeões, e todos o pessoal da minha residencia, fomos a casa do Matthias (estagiario alemão) ver o jogo, mais o Tarek e o Khali (dois estagiarios Tunisinos),André(estagiario Togolês), Jorge, Caio e a Maguy (estagiaria Libanesa). Pode-se dizer que foi uma verdadeira "salada mixta" de nacionalidades para ver o jogo. Vimos o jogo, bebemos umas cervejas alemãs, uns licores tunisinos (licor de figo (parece-se um pouco ao licor beirão) e licor de tamaras (parece aguardente),conversamos, fizeram-se palhaçadas, rimo-nos, resumindo divertimo-nos à grande. Após o jogo ainda fomos a uma bar beber uma cerveja.Cheguei a casa perto da 1:30 já bastante alcoolizado. Mas foi uma noite muito divertida e que espero que se possa repetir.

Hoje começou o Jeudis d'Alsip, o challenge de desporto do IFP que em que se realizam um cross, um torneio de Tenis,um torneio de Squash/badminton, um torneio de futebol, um torneio de volei e um baptismo de mergulho. Este eventos realizam-se de 15 em 15 dias a uma quinta feira (dai o nome Jeudi ). Teoricamente era suposto ter começado a duas semanas com o torneio de tenis, mas devido ao mau tempo foi adiado para a proxima semana. Logo o challenge começou hoje com a prova de cross. Nós o tugas fizemos uma equipa (obvio), chamada Nhecos (para quem não sabe o que são nhecos vai ter que procurar na net, pois já e tarde e não tenho tempo de tar a procurar um site para vos explicar.:P) consitituida por Espanhol,Luis,Nuno,Inês,Pedro,Nahomi (estagiaria venezuelana),Susana,Clara,Leonor,Jorge,Nuno,Tânia(namorada do Nuno que esta a trabalhar no IFP) e Moi. Como 10 de nós(clara não quis e o jorge estava lesionado) quiseram fazer o cross tivemos que fazer duas equipas em que os 5 primeiros era uma equipa e os restantes eram outra. Como ontem, eu e o Espanhol bebemos demais, hoje não estavamos totalmente a 100% para correr, mas mesmo assim ambos fizemos os 3 Km em 14 minutos. Eu fiquei em 67º e o Espanhol em 61º, mas o melhor de nós foi o Luis, em que este ficou em 3º com um tempo de 10min e 39 seg (segundos não tenho a certeza), mais 30 segundos que o primeiro e uns 10 segundos que o segundo. Ainda não sabemos o resultado por equipas(das nossas duas equipas a que tiver melhor tempo é que conta para a pontuação), mas amanha ja saberemos.

O proximo fim de semana também vai ser um pouco maiorzito, pois 2ª feira é feriado( Este mes de Maio foi so grandes fim de semana.ehehehe), vou até Ardeche, uma localidade a 200 km de Lyon, com os franceses para fazer canoagem. Estou bastante entusiasmado, pois o tempo está optimo para tomar umas banhocas e fazer um exercicio fisico.
Mas para a proxima vez conto-vos tudo.
Um bom fim de semana para voces.

Beijos e abraços

À bientôt







segunda-feira, 11 de maio de 2009

Randonée à Albiez

Salut mes amis!!

Cá estou eu uma vez mais para vos por a par da minha vida em França.
O estágio está a ir bem (penso eu), mas ultimamente tenho sentido um pouco inquieto com o facto de ainda não ter começado a redigir nada da minha tese. Mas verdade seja dita que não tenho feito nada para contrariar esse sentimento.Ehehe
Em relação a tese de doutoramento à qual me candidatei, ainda está tudo em "águas de bacalhau", penso eu. Já perguntei duas vezes ao responsável da tese quando está a pensar começar as entrevistas e ele diz que é para breve. Mas o que me têm preocupado é ele ter feito uma entrevista à 2 semanas a uma pessoa, sendo que eu não sei se esta entrevista foi para a tese ou para outro projecto.Mas agora só me resta esperar...

Para esquecer todo estes dramas, fui passar o fim de semana (que começou na quinta -feira à tarde) no Chalet do Florent perto de Albiez Jeune, nos Alpes. Fui eu, Florent, Milena, Leonor e a "chalupita" da Raquel.
Na quinta-feira, após a Raquel chegar de Saint Etienne, fazermos a compras e comermos partimos para Albiez Jeune, onde chegamos por volta das 23:30. A seguir a descarregar as malas e cear fomo-nos deitar para descansar para o que nos esperava no dia seguinte.

Sexta feira, dia do primeiro randonée (caminhadas na montanha). Isto trouxe à tona as memorias das minhas caminhadas no interrail. Neste dia fomos até a Croix d'Albiez (cruz de Albiez)que fica a mais ou menos 1950 m de altitude. Foi uma subida bastante dura, com chuva e neve pelo meio, que dificultou ainda mais a subida. (nunca pensei que caminhar na neve fosse tao dificil.:P). Quando chegamos a Croix d'Albiez fizemos um pequeno piquenique e onde deu para eu descansar. ( tive que por um pouco de gelo no tornozelo que ja tava a chatear-me.Ehehe). Enquanto "almoçavamos" começou a ficar mau tempo e por isso fomos até um refugio dos caçadores que fica perto dali, onde descansámos um pouco. Dentro desse refugio havia uma garrafa com génépi, uma bebida alcoólica parecida com aguardente, em que Florent, Milena e eu bebemos um pouco. Eu se fosse se chegasse ali sozinho nunca ia beber daquela bebida, mas como o Florent disse que não havia problema, provei e não me arrependi.ehehe.
Após descansarmos, descemos a montanha, a qual foi ainda mais complicada, pois alem do nevoeiro que se levantou, começou a chover a potes e confere que chegamos todos encharcados a casa. Apesar disso, valeu a pena a subida, pelas vistas espetaculares que nos foi possivel contemplar. Quando chegamos a casa, tomamos um banho, descansamos um pouco e ainda deu para ir a uma ferme (quinta) onde compramos leite acabado de sair das tetas da vaca(eheheh) e uns ovos para o jantar. Depois de jantarmos fomo-nos deitar, pois este dia foi bastante desgastante.

O pessoal de saida do Chalet do Florent. O chalet é mesmo mignon!


Raquel e Leonor, as filles roses.


Amigo imaginário do Florent, Florent, Milena e eu protegidos da chuva a meio da subida.


Esta "cabra montês" a caminhar como se não houvesse a amanhã. Ou então simplesmente a fugir da chuva.Ehehe


Apesar das vistas espetaculares, as nuvens negras anunciavam o mau tempo que nos esperava.


Florent a porta do refugio dos caçadores.


Não haviam de estar os dois contentes. Com um copo de génépi qualquer um ficava contente.


Humm!!Que neve tão fofinha e PERIGOSA!!


Um merecido repas no fim de um dia tão cansativo.

No sábado, após tomarmos o pequeno almoço, fomos até Albiez Jeune, onde compramos alguns souvenirs (comprei um canivete tipico desta região chamado por Opinel, e que por sinal corta bastante bem.Que digam os meus dedos.ehehe) e os mantimentos para o segundo Randonée. Passeamos um pouco pela aldeia, que diga-se de passagem esta inserida uma paisagem magnifica.
Após o passeio pela aldeia, começamos o segundo Randonée. Este foi menos fatigante que o primeiro e mais agradável. Apanhámos bom tempo e caminhamos sempre por locais bastante verdejantes. Almoçámos perto do Le moine de Champlan, que é uma rocha "equilibrada" num espécie de obelisco natural. Passámos a tarde a passear no meio da montanha por caminhos verdejante. Durante a tarde ainda fui picado por uma abelha, que ficou presa no cabelo da Raquel e que quando eu a libertei, como forma de agradecimento espetou o seu ferrão junto ao meu queixo.Nada de grave felizmente. Ao fim de tarde fomos a mais uma ferme, onde comprámos uns belos queijos de cabra. Voltámos para o chalet, onde jantámos, bebemos umas morangoskas feitas pela Milena e em seguida fomo-nos deitar.

Os 5 caminhantes deitados no prado verde de Albiez Jeune.


Um dos vários caminhos que percorremos no segundo randonée.


Le moine Champlan. A Natureza por vezes consegue ser bastante bizarre.


Um fim de semana para mais tarde recordar.

O Domingo, começou com a noticia triste que a Milena se encontrava adoentada, com dor de cabeça e de estômago( felizmente hoje já está bem). Apenas saimos para ir avisar Lise, uma jovem rapariga de Albiez que estuda em Lyon a quem demos boleia de Lyon para Albiez Jeune e vice-versa, da hora da partida e o restante tempo foi aproveitado para arrumar a casa e almoçar.
Foi, entre caminhadas, chuva, neve, abelhas, a voz da Raquel, leite fresquinho, iguarias preparadas por nós (Florent o teu Bolo de Arroz nunca será melhor que o arroz doce da minha avó.Ehehe), génepi, riso e gargalhadas, um fim de semana para mais tarde recordar.

À Bientôt